Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Vila do Bispo

O concelho de Vila do Bispo localiza-se no extremo sudoeste de Portugal, na região do Algarve. Confina a norte com o concelho de Aljezur e a nordeste com o concelho de Lagos, sendo limitado a sul e a oeste pelo Oceano Atlântico. A sua área territorial, de 179 km², estende-se por quatro freguesias:​ Barão de São Miguel, Budens, Sagres e União de freguesias de Vila do Bispo e Raposeira, com uma população residente de 5.717 habitantes, de acordo com os dados dos Censos de 2021. 

Os registos de ocupação humana neste território remontam à Pré-História, conforme atestam a presença de menires e outros vestígios arqueológicos.

A economia do concelho está desde tempos remotos ligada à agricultura e à pesca, com a população a dividir-se entre estas atividades ancestrais. Exemplos construídos dessa realidade são o antigo edifício da Casa dos Pescadores, em Sagres e o antigo Celeiro da Federação Nacional dos Produtores do Trigo, recentemente reabilitado em Museu Municipal, em Vila do Bispo. 

Nos últimos anos, o turismo tem ganhado destaque, impulsionado pelo património natural e histórico, tornando-se um motor de desenvolvimento local. 

 

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Community facilities

Works 24

Location

Location
Former Distrito (PT)
FaroFormer Distrito (PT)

Documentation

Records & Readings 3

Resources

Image

A informação constante desta página foi redigida por Tânia Rodrigues, em abril de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Tânia Rodrigues for Arquitectura Aqui (2025) Vila do Bispo. Accessed on 06/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/communities/16694/vila-do-bispo

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).