Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Soure

O concelho de Soure localiza-se na região Centro, integrando a unidade de paisagem da Beira Litoral. Estende-se por c. 265 km2 e transita entre a serra de Sicó e os campos do Mondego, sendo banhado por afluentes do rio Mondego, como os rios Anços e Arunca. Soure confina a norte com Montemor-o-Novo, a sul com Pombal e Ansião, a este com Condeixa-a-Nova e Penela, e a oeste com Figueira da Foz. O concelho é composto por 10 freguesias: Alfarelos, Figueiró do Campo, Granja do Ulmeiro, Soure, Samuel, Tapéus, Vila Nova de Anços, Vinha da Rainha, União de Freguesias de Gesteira e Brunhós e União de Freguesias de Pombalinho e Degracias. Em 2022, o concelho de Soure contava com 17.121 habitantes (dados do INE), evidenciando um decréscimo populacional: em 1940 havia 25.108 habitantes, número que desceu para 22.570 em 1981.

A paisagem pontuada por cursos de água e campos férteis levou ao desenvolvimento da agricultura e pecuária, sendo atualmente ainda relevantes as produções de azeite, a pastorícia (particularmente ligada à produção de queijo Rabaçal na região de Sicó) e o cultivo de arroz, que na segunda metade do século XX originou a construção de celeiros de armazenagem e secagem em Soure, Granja do Ulmeiro e Amieira. Se o setor primário era a base da economia no final dos anos 70, e na indústria da fiação se notabilizou a Empresa de Fiação do Norte em Paleão, em 2025 predomina o setor terciário. Os testemunhos recolhidos no concelho permitiram compreender que os caminhos-de-ferro tiveram um papel central na criação de emprego, sobretudo na Granja do Ulmeiro e em Alfarelos.

Na década de 1960 notou-se a construção de equipamentos ligados a assistência e saúde, como a Casa da Criança e o Dispensário Antituberculoso. Nessa altura, também se assinala o investimento no Quartel dos Bombeiros de Soure. Já na transição entre os anos 70 e 80, verificou-se a aposta na qualificação de equipamentos públicos como o Mercado Municipal, os Sanitários Públicos e as Piscinas, num momento em que o município se empenhou na requalificação do centro histórico da vila, o que levou à adaptação de edifícios existentes, como sucedeu no caso do edifício utilizado pela Segurança Social. Nessa altura, verificou-se igualmente a necessidade de melhorar a resposta no que respeita à habitação apoiada, sendo o conjunto habitacional na denominada Cerca dos Anjos um dos exemplos, já não subsistindo o bairro de casas pré-fabricadas então construído por ter sido, entretanto, demolido.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Community facilities

Works 38

Location

Former Distrito (PT)
CoimbraFormer Distrito (PT)

Documentation

Records & Readings 7

Resources

Image

A informação desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal em 2025, a partir de diferentes fontes documentais e bibliográficas.

O estudo desta comunidade beneficiou do importante e generoso contributo de Élio Coimbra e Teresa do Arquivo Municipal de Soure, de Augusto Rebola do Departamento de Obras e Urbanismo da Câmara Municipal de Soure, de Paula Gonçalves e Sílvia Fernandes da Biblioteca Municipal de Soure e dos utentes dos Centros de Dia de Granja do Ulmeiro e de Alfarelos, a quem muito agradecemos. Agradecemos também a disponibilidade da Vice-Presidente do município, Teresa Pedrosa. 

To quote this work:

Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Soure. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/communities/53193/soure

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).