Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Livro de actas do Conselho de Administração da Hidro-Elétrica do Douro nº 3 (1955-1956)

Ata n.º148 de 1956-08-04

“Externato de Miranda do Douro.

O Senhor Presidente leu, ao Conselho, o ofício em que o Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro solicita, da Hidro-Eléctrica do Douro, a concessão de um subsídio para a obtenção do alvará relativo ao Externato de Miranda do Douro, que aquela Câmara pretende restabelecer.

O Concelho, antes de se pronunciar definitivamente, resolveu procurar obter informações precisas sobre os objectivos do Externado e sobre os benefícios que da sua assistência poderão colher quantos trabalham na [ilegível] Hidro-Eléctrica do Douro.

Hospital de Miranda.

O Senhor Presidente, depois de ter lembrado que a Sociedade já concedeu um subsídio de setecentos contos para a construção do Hospital, sendo que o Presidente da Comissão das Construções Hospitalares lhe comunicara recentemente ter obtido, de um empreiteiro, o compromisso de concluir a obra de construção do Hospital de Miranda no prazo de doze meses, de harmonia com as necessidades da Hidro-Eléctrica do Douro, se a Comissão aceitasse suportar um encargo suplementar de oitenta e oito contos em relação à verba fixada no caderno de encargos. Nestas circunstâncias, o Presidente daquela Comissão, perguntava se a Hidro-Eléctrica do Douro poderia suportar metade daquele encargo, ficando a outra metade da conta da Comissão. O Conselho resolveu anuir ao pedido, sob a condição de só pagar ao empreiteiro o suplemento referido - quarenta e quatro contos - depois de verificado que ele cumpriu inteiramente aquilo a que se obrigou, o que conferira, de certo modo, o caracter de prémio ao suplemento em causa.

Miranda - Pousada

O Senhor Presidente propoz e o Conselho aprovou a proposta, que a Sociedade confie ao Arquitecto Castro Freura a elaboração do projecto da Pousada de Miranda, lembrando o espírio compreensivo de que deu prova quando do estudo das alterações introduzidas no projecto inicial da Pousada de Picote.

O Senhor Presidente deu mais conhecimento ao Conselho que que o Senhor Ministro das Obras Públicas prometeu a comparticipação de cinquenta por cento do custo total da obra a construir em local a fixar de acordo com ele quando, como é sua intenção, visitar as obras em Setembro próximo.” p.145

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Document Title
Livro de actas do Conselho de Administração da Hidro-Elétrica do Douro nº 3 (1955-1956)

Chronology

Start Date
1955
Final Date
1956

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Livro de actas do Conselho de Administração da Hidro-Elétrica do Douro nº 3 (1955-1956). Accessed on 20/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/documents/4222/livro-de-actas-do-conselho-de-administracao-da-hidro-eletrica-do-douro-n-3-1955-1956

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).