Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Rescisão de contrato Centro Saúde Montalegre

Um volume em capa dura azul, contendo processo relativo à rescisão de contrato com o adjudicatário da obra.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Type of File
Title of File
Rescisão de contrato Centro Saúde Montalegre
Start-End Years
1983-1988

Analysis

First Date Recorded in File
1983.01.25
Last Date Recorded in File
1993.01.28
Construction and Equipment
Intervention / Assessment
António Pedro Oliveira e Costa Engenheiro Civil DGCH 1984Person
Reading Note

1983.01.25 - Comunicação da Equipa II da DSRCHN propondo a rescisão de contrato com a firma José Ribeiro, Indústrias e Comércio SARL. Indica-se que:

- na visita de 1983.01.19 a Equipa de Fiscalização verificou que a obra decorria de forma anormal, não parecendo possível a sua conclusão atempada, “já que o adjudicatário continua a manifestar dificuldades financeiras e humanas para dar uma resposta capaz;

- em 1983.01.18, aproximadamente 30 operários “paralizaram os trabalhos como forma de protesto pelo não recebimento do mês de Dezembro”;

- a Equipa de Fiscalização “começou a ser assediada por variadissimas pessoas, quer da Vila de Montalegre, quer do quadro de pessoal a trabalhar para o adjudicatário, pois que o mesmo não estava a cumprir os compromissos assumidos”;

- verifica-se corte de água no estaleiro, falta de materiais essenciais, aquisição de materiais em quantidade insuficiente, utilização de materiais não aprovados, atrasos na obra com consequências para a sua manutenção.

1983.12.27 - Informação da Equipa II ao diretor de Serviços Regionais das Construções Hospitalares do Norte (SRCHN) sobre a proposta de rescisão do contrato com o empreiteiro, por atraso no cumprimento do plano de trabalhos. Descreve-se os antecedentes que levaram à pretensão de rescindir contrato, referindo-se que as obras adjudicadas a esta empresa não têm decorrido com bom ritmo. Explica-se que “um ano após o início da obra a equipa de fiscalização começou a sentir um mau ambiente nas suas deslocações à mesma, pois o adjudicatário começou a deixar de cumprir os seus compromissos financeiros perante trabalhadores, fornecedores e subempreiteiros, bem como relativamente a um certo número de habitantes da Vila de Montalegre que lhe prestaram diversos serviços”. Uma visita à obra em 1983.01.19 permitiu “concluir que se estava a atingir uma situação em que não era possível prever a sua conclusão a médio prazo”. Depois de sucessivas prorrogações de prazo, na visita à obra de 1983.07.14, constatou-se a quase paralisação dos trabalhos, e na visita de 1983.08.03, percebeu-se que a empresa “tinha retirado algum do pessoal que na visita anterior se encontrava em obra, que não tinha chegado qualquer material à mesma […] e que a firma sub-empreiteira de instalações eléctricas e mecânicas continuava ausente da obra”. Face a esse cenário, propôs-se a rescisão do contrato. Na visita à obra de 1983.11.15, “a Equipa de Fiscalização foi impedida de entrar na mesma pelos trabalhadores […] que se encontravam mais uma vez em greve desde o dia anterior, pois que desde o passado mês de Agosto (inclusivé) que os mesmos não recebiam os seus salários”.

1984.03.01 - Auto de Posse Administrativa de todas as obras e trabalhos da empreitada, dos materiais, ferramentas, utensílios edificações e estaleiros por parte da DGCH, na pessoa do eng civil António Pedro Oliveira e Costa.

1988.25.05 - Auto de recepção definitiva, do adjudicatário António Fernandes da Silva Irmão Lda à Comissão de Recepção, composta por Armando Carlos Ferreira (chefe de divisão), António Pedro Oliveira e Costa (eng civil), José Álvaro Gradin Barros (eng Tec Principal).

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Rescisão de contrato Centro Saúde Montalegre. Accessed on 22/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/18877/rescisao-de-contrato-centro-saude-montalegre

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).