Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Bairro de Casas Económicas Em Alijó

Processo com 20 páginas, em capa bege onde se lê “Expediente n.º 1254” e a designação “Bairro de Casas Económicas em Alijó”.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Title of File
Bairro de Casas Económicas Em Alijó
Start-End Years
1943-1945

Analysis

First Date Recorded in File
1943.06.28
Last Date Recorded in File
1945.05.05
Requester / Benefiter
Architectural Design
Funding
Reading Note

1943.06.28 - Ofício da Repartição de Obras de Edifícios da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN/ROE), dirigido ao diretor geral da DGEMN. Informa-se que a obra que a Santa Casa da Misericórdia de Alijó (SCMA) pretende levar a cabo é de caráter assistencial, sem “o mais pequeno intuito de especulação ou mesmo de aplicação lucrativa de capital”. Considera-se justificada a comparticipação do Fundo do Desemprego para a obra, “que não podendo ser considerada dentro dos limites estabelecidos para as casas económicas, é no entanto construção de casas para pessoas pouco afortunadas, das quais a Misericórdia apenas colheria um diminuto rendimento, que por sua vez será totalmente despendido numa boa assistência”. Recomenda-se que a Direção dos Monumentos Nacionais do Norte (DMN) estabeleça contacto com a SCMA para definir o terreno, o número de casas a construir e a sua compartimentação, os materiais locais a utilizar, a logística da construção.

1944.08.15 - Memória descritiva e justificativa do projeto do “Aglomerado Económico que a Santa Casa da Misericórdia de Alijó pretende construir num terreno situado na periferia da Vila”, em separador castanho claro, com o título “Aglomerado de Moradias Económicas Misericórdia de Alijó” e indicação de conter peças escritas e desenhadas. Descreve-se que o aglomerado se compõe de 22 moradias, 10 das quais do tipo II e 12 do tipo III, “dispostas de forma a obter um conjunto agradável, integrado no ambiente do local”. Cada moradia teria rés-do-chão e andar (não correspondendo, assim, ao hoje existente).

1944.10.07 - A DGEMN define que devem ser introduzidas as alterações necessárias para que o custo de cada fogo não exceda 30% do definido no Decreto-Lei n.º 33.278.

1945.05.05 - A Direção dos Edifícios Nacionais do Norte informa que foram introduzidas alterações no projeto, para que o custo dos fogos exceda apenas 31.4% do definido.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Bairro de Casas Económicas Em Alijó. Accessed on 22/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/21226/bairro-de-casas-economicas-em-alijo

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).