Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Serviços Administrativos Expediente. Correspondência Recebida e Expedida (CTT)

Um maço de correspondência trocada, entre a Câmara Municipal de Faro e a Administração Geral dos CTT, sobre assuntos relacionados com a construção do novo edifício no Largo do Carmo e a aquisição de habitação destinada aos servidores da entidade em Faro. 

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Type of File
CorrespondênciaType of File
Start-End Years
1955-1968
Location Mentioned
FaroPlace
Initial Reference
5-B/3 CTT, Pasta 33
Other References
PT/MFAR/CMFAR/C-A/013/0064 - Correspondência recebida e expedida, por entidades, mç. 64
Processo n.º SEM A334/11/1 [CTT]
File Producer

Analysis

First Date Recorded in File
1957.06.24
Last Date Recorded in File
1966.12.22
Political Decision
Luís Gordinho Moreira Presidente CMFOrganization
Reading Note

1957.06.24 – Ofício dirigido à Câmara Municipal de Faro (CMF) pela Repartição dos Serviços de Edifícios e Mobiliário (RSEM) da Administração Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones (AG-CTT), assinada por Silva Bernardo (EngChRSEM) solicitando autorização para entregar os materiais resultante da demolição de uma casa cujo terreno é necessário para a construção do futuro edifício do CTT ao proprietário da mesma, materiais esses que estava, previamente, acordado entregar à CMF.

Na sequência da impossibilidade de construir o novo edifício na Avenida da República onde estava inicialmente previsto, a solução encontrada para a nova localização foi a antiga Horta de São Pedro no Largo do Carmo. Contudo a área necessária impõe a demolição de edifícios existentes no limite da antiga horta, cujos materiais resultantes da demolição pertencem, por acordo firmado entre as partes, à CMF. Não obtendo a necessária autorização a AG-CTT volta a requerer, num ofício assinado por Duarte Calheiros (AdmAdjAG-CTT) datado de 4 de julho seguinte, uma resposta por parte do município. A 11 de julho de 1957, Luís Gordinho Moreira (presCMF) responde dizendo que o terreno necessário à construção do novo edifício foi limpo e os materiais resultantes das diversas demolições serviram a diversos fins.

1959.12.23 – Para solucionar o problema habitacional dos funcionários mais carenciados dos CTT a administração desta entidade apresenta à CMF uma proposta, assinada por Couto dos Santos (Correio Mor CTT), de aquisição do direito a determinado número de habitações no Bairro de Casas Para Famílias Pobres, em construção na Rua do Bom João, em contrapartida do pagamento correspondente à construção de algumas das referidas habitações, ao abrigo do disposto no art.º 50 do Decreto-Lei n.º 36155, de 10 de fevereiro de 1947, que permite à AG-CTT “mediante prévia autorização do Ministério das Comunicações, poderá instituir obras de caráter social e cultural em benefício dos seus servidores…”. A CMF seria, simultaneamente, proprietária e senhorio das habitações e os CTT usufrutuários plenos fazendo a gestão dos inquilinos da CMF para as referidas habitações. A resposta chega quase um ano depois, a 9 de outubro de 1961, a CMF aceita a proposta e informa aguardar a autorização ministerial que permita dar andamento ao processo.  

1961.04.05 – Encontrando-se o edifício dos CTT concluídos a AG questiona a CMF da conclusão dos trabalhos urbanístico para poder inaugurar o novo edifício. Ao que a CMF responde serem necessários apenas mais três dias. [Processo/Pasta n.º 33 - CMF]

1961.07.29 – Inauguração do novo edifício dos CTT em Faro.

1961.10.19 – Despacho do Ministro das Comunicações autorizando o pagamento “de 684 contos, correspondente ao preço de 18 casas, que serão, sempre e necessariamente, usufruídas por servidores dos CTT, nos precisos termos” pré-definidos entre as duas entidades. Com a resposta de aceitação de Luís Gordinho Moreira (PresCMF), enquanto representante da CMF, datada de 28 de fevereiro de 1962, fica concluído o processo, bastando apenas a cerimónia de inauguração para assinalar o acordo e a entrega das chaves.  

1962.10.01 – Álvaro Ramires dos Santos Neves (ChSerExploraçãoCTT) envia à CMF a relação dos funcionários a quem foram distribuídas as 18 habitações para que se possa realizar a entrega das respetivas chaves.

1965.12.03 – Sessão de Câmara na qual é proposta a alienação de terreno municipal aos CTT para ampliação do seu edifício. A proposta foi aceite em sessão de câmara de 13 de dezembro seguinte.

Resources

Image

A informação constante desta página foi redigida por Tânia Rodrigues, em maio de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Serviços Administrativos Expediente. Correspondência Recebida e Expedida (CTT). Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/23211/servicos-administrativos-expediente-correspondencia-recebida-e-expedida-ctt

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).