Liga dos Amigos do Refúgio dos Pobres
Pasta com correspondência trocada entre a Liga dos Amigos do Refúgio dos Pobres de Beja e a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e ficha com identificação individualizada dos documentos de comparticipação da obra.
Identification
Analysis
A Santa Casa da Misericórdia de Beja - Liga dos Amigos do Refúgio dos Pobres solicitou um subsídio à FCG em Outubro de 1964 para a construção do Bairro do Refúgio dos Pobres que já estava em construção. Em Junho de 1965 a FCG concede um subsídio de 57.400$00 para a construção de duas casas T2 para pobres integradas nesse bairro.
O Bairro do Refúgio dos Pobres surge de uma iniciativa da Liga dos Amigos do Refúgio dos Pobres de Beja com o objectivo de conceder habitação a cerca de 100 famílias. O terreno de implantação foi doado a esta instituição e tinha uma extensão de trinta e cinco hectares. O projecto foi fornecido pelo Ministério das Obras Públicas, tendo sido elaborado gratuitamente pelo Gabinete do Estudo da Habitação. As tipologias previstas variavam entre o T1, T2 e T3. Quando em 1964 fazem o pedido de subsídio à FCG, a construção de algumas unidades T1 já tinha sido iniciada. O custo das moradias T2 era de 28.700$00 e as T3 de 42.500$00. A comunicação entre as instituições, assim como a construção das duas unidades subsidiadas pela FCG, decorreram de forma espedita. Numa correspondência de Setembro de 1965 a FCG é informada da conclusão das obras.
To quote this work:
Arquitectura Aqui (2024) Liga dos Amigos do Refúgio dos Pobres. Accessed on 22/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/25328/liga-dos-amigos-do-refugio-dos-pobres