Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Edifício para os CTT de Miranda do Douro

Processo incompleto, com apenas 14 páginas, referente a troca de apreciações entre a Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN), a sua Delegação dos Edifícios para os Serviços dos CTT e a Direção-Geral do Ensino Superior e das Belas Artes (DGESBA) sobre o anteprojeto do edifício para os CTT de Miranda.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Title of File
Edifício para os CTT de Miranda do Douro
Start-End Years
1968-1969
Location Mentioned
BragançaFormer Distrito (PT)
Initial Reference
C-IV-701

Analysis

First Date Recorded in File
1968.08.05
Last Date Recorded in File
1969.03.14
Intervention / Assessment
Raul Fernandes Martins Engenheiro Diretor-Delegado DESCTT 1968Person
José Pena Pereira da Silva Engenheiro Diretor DGEMN 1968Person
Reading Note

1968.08.05 - Informação e parecer sobre o edifício dos CTT de Miranda do Douro, enviado pelo engenheiro diretor-delegado da Delegação dos Edifícios para os Serviços dos CTT (DESCTT) da Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN), Raul Fernandes Martins, ao engenheiro diretor-geral da DGEMN. Informa que o anteprojeto recebeu apreciação favorável da Administração-Geral dos CTT (AGCTT) a 1968.04.10 e da Câmara Municipal de Miranda do Douro (CMMD) a 1968.04.31.

Quanto ao aspeto arquitetónico, considera-se que se devem introduzir mais alterações relativamente ao aspeto plástico, que a solução volumétrica é aceitável, que a sua relação com imóveis classificados deve ainda ser submetido a parecer da Junta Nacional de Educação. Consideram-se ainda aceitáveis os valores orçamentais.

1968.08.14 - Comunicação do engenheiro diretor-geral da DGEMN, José Pena de Pereira da Silva, ao diretor-geral do Ensino Superior e das Belas Artes, submetendo o anteprojeto à apreciação da Junta Nacional da Educação, por se localizar “defronte da Sé Catedral de Miranda do Douro, imóvel classificado Monumento Nacional”.

1968.08.30 - Resposta do diretor-geral da Educação Nacional, [nome ilegível], solicitando o envio de fotografias do local e a inclusão, na memória descritiva, dos “materiais e cores a utilizar no revestimento das fachadas e coberturas”.

1968.09.05 - Informação do engenheiro Diretor dos Serviços dos CTT da DGEMN ao engenheiro diretor-delegado da DESCTT, solicitando os elementos requeridos pela Junta da Educação Nacional.

1968.12.12 - Informação da DESCTT à DGEMN enviando a documentação fotográfica e um aditamento à memória descritiva.

1968.12.17 - A DGEMN reencaminha a documentação para A Direção-Geral do Ensino Superior e Belas Artes.

1969.03.04 - Comunicação do diretor-geral do Ensino Superior e das Belas Artes, informando do parecer da 4ª Subsecção da 2ª secção da Junta Nacional da Educação, onde se lê que “ainda que reconhecendo a dificuldade de congraçar um edifício de índole quase industrial com o respeito que as imediações directas da Sé de Miranda do Douro exigem, o facto é que o projecto em apreciação não tem condições de ser aprovado.” Refere-se que, se se mantiver a mesma localização, se deverá elaborar um estudo de integração do edifício no largo.

1969.03.14 - Correspondência entre a DGEMN e a DESCTT, referindo que se verificou que “o seu esquema funcional está ordenado de acordo com os requisitos exigidos em instalações desta natureza, não sugerindo reparos dignos de menção”. Sugere-se que se “procure um mais ajustado dimensionamento da habitação do CE”. Explica-se que se deve ter em conta esta questão no novo estudo a submeter a aprovação da Junta Nacional da Educação.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício para os CTT de Miranda do Douro. Accessed on 19/09/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/4756/edificio-para-os-ctt-de-miranda-do-douro

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).