Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Construção do Edificio Escolar e Cantina Escola

Volume único composto do processo e do projeto de construção da Escola de 4 salas e Cantina para 8 salas destinada ao sexo feminino e a atender também as necessidades da Escola Masculina existente nas proximidades.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Title of File
Construção do Edificio Escolar e Cantina Escola
Start-End Years
1960-1972
Initial Reference
1393

Analysis

First Date Recorded in File
1960.08.05
Last Date Recorded in File
1972.03.06
Architectural Design
António Serra e Moura ArquitetoPerson
Structural Design
Other Disciplines
Afonso de Lemos Proença Engenheiro EletrotécnicoPerson
Construction and Equipment
ANFA - Construções LTDA Adjudicatária da empreitadaOrganization
Benjamim da Silva Queiroz Empreiteiro de Obras PúblicasOrganization
Intervention / Assessment
Henrique Vaz Lacerda Presidente da CMFVPerson
Political Decision
Reading Note

Desde 5 de Agosto de 1960, data do primeiro ofício que integra o processo de construção da "Escola n.º2" conservado no Arquivo da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, faz-se referência a um "projeto especial" para a construção de um edifício de 4 salas e cantina para 8 salas, projetada para atender também a escola masculina construída nas proximidades no final dos anos 1930. Este ofício da Delegação para as Obras de Construção de Escolas Primárias da Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, salienta que apesar do projeto ser especial, receberia o mesmo subsídio destinado aos edifícios escolares construídos de acordo com o projeto tipo. Em outro ofício, destinado ao Presidente da Câmara Municipal, a Delegação esclarece que "nada tem a opor a que o edifício a construir na sede desse Concelho obedeça a um programa mais lato do que o mínimo estabelecido para os projetos tipo". O Anteprojeto, elaborado pelo arquiteto António Serra e Moura e aprovado pela CMFV, foi enviado para aprovação superior em 16 de Fevereiro de 1962. De acordo com o Parecer da Comissão de Revisão, homologado pelo Ministro das Obras Públicas em 9 de Janeiro de 1963, o projeto incluía "algumas dependências além do normal (Biblioteca e Delegação escolar)"  mas, apesar disto e de outros pormenores a rever, estava "em condições de servir de base" ao desenvolvimento do projeto definitivo. Os atrasos no desenvolvimento do projeto, reconhecidos pelo próprio arquiteto, deram ensejo a uma série de ultimatos e ameaças de entregar o trabalho a outro profissional. Uma vez entregue o projeto completo, a Comissão de Revisão da Direção dos Serviços de Construção da DGEMN elaborou parecer recomendando a aprovação superior do projeto em 16 de Janeiro de 1964. No dia 7 de Agosto de 1964, a empreitada é colocada a concurso, vencido pela ANFA-Construções LTDA, com sede em Tomar, pelo valor de 744.890$00. Em Março de 1966, a obra encontrava-se em "adiantado estado de construção" e previa-se que seria inaugurada em 1º de Outubro de 1966, durante as comemorações do "40° ano da Revolução Nacional", o que acabou por não acontecer em função dos atrasos e dificuldades observados no decurso dos trabalhos. Depois de meses de atrasos acumulados, as obras estavam concluídas em 21 de Dezembro de 1967, de acordo com ofício do Presidente da CMFV a solicitar a entrega do mobiliário encomendado à empresa de Benjamim da Silva Queiroz. O Auto de Recepção provisória das Obras foi lavrado no dia 6 de Junho de 1968. No entanto, faltavam ainda as instalações elétricas e o equipamento da cantina, o que foi providenciado ao longo do ano de 1970.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Construção do Edificio Escolar e Cantina Escola. Accessed on 23/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/47696/construc-a-o-do-edificio-escolar-e-cantina-escola

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).