Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Adaptação de um Edifício a Centro de Bem Estar Social

Pasta de cartão da Direção-Geral de Assistência, com indicações manuscritas na capa referentes à documentação que encerra, relativa à adaptação de um edifício pertencente à Santa Casa da Misericórdia como Centro de Bem Estar Infantil.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Type of File
CorrespondênciaType of File
Title of File
Adaptação de um Edifício a Centro de Bem Estar Social
Start-End Years
1972
Location Mentioned
Other References
UI 1174
File Producer

Analysis

First Date Recorded in File
1972.03.29
Last Date Recorded in File
1972.10.02
Intervention / Assessment
Maria Teresa Penha Técnica Corr. 2.ª Classe SPIJ-IAF 1972Person
Manuel Martins Garrido Arquiteto DGA 1972Person
Reading Note

1972.03.29: Informação assinada por Maria Teresa Penha, técnica de coor. De 2.ª classe do Serviço de Proteção à Infância e Juventude (Instituto de Assistência à Família). Na sequência do despacho do Subsecretário de Estado da Saúde e Assistência de 7 de julho de 1971, houve deslocação a Penamacor para estudar o edifício da Santa Casa da Misericórdia de Penamacor (SCMP) no qual se pretende instalar o Centro de Bem Estar Infantil. Trata-se de um edifício “antigo, em mau estado de conservação e que é constituído apenas por uma sala muito grande com cerca de 65 m2, uma sala pequena, com cerca de 12 m2 e dois pequenos compartimentos (…), instalações sanitárias rudimentares, num bloco anexo”, portanto sem as condições necessárias. Porém, é um edifício independente rodeado de logradouro. Um melhor aproveitamento do existente e a criação de novos espaços permitirá integrar o centro e uma indispensável consulta materno-infantil. É um equipamento de assistência muito necessário porque não existe nenhum do género no concelho e a mortalidade infantil é elevada. Propõe colaboração de uma das Brigadas Técnicas para realizar as obras, visto que a SCMP tem dificuldade em arranjar um arquiteto local para realizar o projeto de adaptação. Essa entidade colaborará com levantamento topográfico e projeto do edifício existente. Superiormente, propõe-se o acompanhamento do processo pelo arquiteto Martins Garrido.

1972.05.30: Envio de informação pela técnica Maria Teresa Penha, para dar seguimento à adaptação de um edifício da Santa Casa da Misericórdia de Penamacor a Jardim de Infância.

1972.10.02: Parecer do arquiteto Martins Garrido, da Brigada Técnica 3, que visitou o edifício anexo ao hospital da SCMP, confirmando o seu mau estado de conservação. Desaconselha obras para instalação de jardim de infância devido ao custo demasiado alto de tal intervenção. Considerando o interesse, sugere a construção de um edifício novo no terreno anexo, ou eventualmente que se adapte outro edifício em melhores condições para obras mais económicas. O documento possui uma informação manuscrita, com assinatura ilegível, na qual se julga que a SCMP apenas deve ponderar a construção de um novo edifício se possuir verbas.

O processo vem a ser arquivado na sequência deste parecer.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Adaptação de um Edifício a Centro de Bem Estar Social. Accessed on 14/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/50475/adaptacao-de-um-edificio-a-centro-de-bem-estar-social

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).