Casa do Povo de Glória do Ribatejo, Salvaterra de Magos
Capa de papel, com inscrições manuscritas: a centro, a esferográfica “CASA DO POVO DA GUELÓRIA / DO RIBATEJO / SALVATERRA DE MAGOS”, e no canto superior direito, a grafite, “MI-227/1 / Pt.10 / 1993.06.04 – 1993.06.08”. Contém documentação textual referente a um pedido de subsídio endereçado pela Casa do Povo de Glória do Ribatejo.
Identification
Analysis
1993.05.31: Ofício da Casa do Povo da Glória do Ribatejo dirigido à Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, solicitando um subsídio para garantir a manutenção das atividades e para realizar obras no edifício, que necessita de reparações no telhado e pinturas. Após extinção da Junta Central das Casas do Povo, o organismo ficou ligado à Secretaria de Estado da Segurança Social, mantendo-se em funcionamento como Casa do Povo com autonomia associativa e exclusiva participação financeira dos associados. Integra várias coletividades culturais: rancho folclórico, Teatro de Ensaio da Glória (T.E.G.A.), Associação para a Defesa do Património Etnográfico e Cultural. Dispõe de duas ambulâncias, e disponibiliza uma sala para atendimento público à Segurança Social duas vezes por semana (sem receber comparticipação financeira. O salão de festa é utilizado para realizar espetáculos, diversões, reuniões e outros encontros de interesse local e social.
1993.06.08: Resposta do subdiretor-geral, A. Bento Maia, comunicando que a direção-geral não atribui subsídio, devendo dirigir-se a outras entidades.
To quote this work:
Arquitectura Aqui (2025) Casa do Povo de Glória do Ribatejo, Salvaterra de Magos. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/55435/casa-do-povo-de-gloria-do-ribatejo-salvaterra-de-magos