Projeto do Mercado Municipal de Soure
Capa de cartão com etiqueta do Gabinete de Apoio Técnico às Autarquias Locais (GAT) da Figueira da Foz, identificando o “VOL. I – PEÇAS ESCRITAS” referente ao mercado Municipal de Soure. Contém peças textuais e gráficas do projeto.
Identification
Analysis
1977.06.14: Ofício do engenheiro subdiretor da Circunscrição de Urbanização do Centro, José de Matos Cardoso, dirigido ao presidente da Câmara Municipal de Soure (CMS). Informa que o local proposto para construir o mercado é aceitável. Apesar da área ser limitada, não é considerada impeditiva “exigindo apenas um atento da distribuição dessas instalações”. Importa ouvir o arquiteto urbanista que está a elaborar o Plano Geral de Urbanização, e acautelar que não existe zona de proteção do Palácio da Justiça que impeça a construção do mercado. O pedido é reforçado pelo engenheiro à CMS em 21 de novembro desse ano.
1977.06.30: Memória descritiva, assinada pelo arquiteto Fernando Manuel Lourenço Gaspar do Gabinete de Apoio Técnico às Autarquias Locais (GAT) da Figueira da Foz, relativo ao anteprojeto para o Mercado Municipal de Soure. A construção parte da iniciativa da Câmara Municipal, em terreno a adquirir. Para a dimensão do edifício consideraram-se dados sobre a população e interpretaram-se as intenções programáticas da câmara. “Havia assim que prever um mercado diário para a população da Vila em que grande número de activos exercem a sua actividade no sector terciário, quer em Soure, quer no exterior.” A população poderá crescer e poderão vir consumidores de locais próximos, calculando-se assim uma dimensão para 4.000 habitantes. Foram tidos em conta a escala e carácter do tecido urbano, a acessibilidade e possibilidade de descarga, e os valores da estruturação urbana. A composição interna “parte dum esquema cêntrico que se rompe linearmente para Nascente, aligeirando a massa construída à medida que esta se aproxima da zona de protecção ao tribunal”. Haverá c. 60 postos de venda na área central e extensão nascente, lojas independentes nas áreas periféricas a poente e norte, e zona de apoio e habitação do guarda na área periférica a sul. São discriminados os materiais e técnicas de construção. Possui desenhos de arquitetura.
1977.11.28: O arquiteto urbanista, Fausto Mendes Caiado, deu parecer favorável, não existindo zona de proteção do Palácio da Justiça.
1978.10.06: O responsável pela Direção de Equipamento do Distrito de Coimbra, da Direção-Geral do Equipamento Regional e Urbano, J. M. Donas Botto, informa o presidente da CMS que é necessário aguardar oportunidade para a apreciação da obra por não estar incluída em plano.
1979.12.05: A Direção-Geral do Planeamento Urbanístico não se opõe à localização.
1979.11.29: Comunica-se o parecer desfavorável da Direção-Geral de Saúde quanto ao projeto, por não incluir redes de abastecimento de águas e esgotos.
1980.01: Memória descritiva e justificativa dos cálculos de betão armado, assinada pelo engenheiro civil Virgílio de Miranda Cravo Roxo, do GAT da Figueira da Foz.
1980.01.31: Desenhos de arquitetura (implantação, plantas, alçados). Existe também uma cópia de fotografia da maquete, não datada.
1980.02.05: Memória descritiva, assinada pelo arquiteto Fernando Manuel Lourenço Gaspar do GAT da Figueira da Foz, relativo ao projeto para o Mercado Municipal de Soure. É idêntica à memória do anteprojeto.
1980.03.07: Orçamento no valor de 8.767.611$00.
To quote this work:
Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Projeto do Mercado Municipal de Soure. Accessed on 03/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/60827/projeto-do-mercado-municipal-de-soure