Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Projeto de Licenciamento da Ampliação do Quartel dos Bombeiros de Soure

Duas caixas de cor mesclada preto e cinza, contendo documentação textual e gráfica referente ao projeto de licenciamento da ampliação do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Soure.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Archive / Library
Type of File
Start-End Years
1982
Location Mentioned
Initial Reference
CC81
File Producer

Analysis

First Date Recorded in File
1982.08.05
Last Date Recorded in File
1992.04
Architectural Design
Intervention / Assessment
Fausto Mendes Caiado Arquiteto Urbanista 1984Person
Reading Note

1982.08.05: A direção dos Bombeiros Voluntários de Soure envia ao presidente da Câmara Municipal a fotocópia da Assembleia Geral ordinária realizada em fevereiro de 1981, na qual se deliberou positivamente acerca da ampliação do quartel.

1982.08.13: Memória descritiva e justificativa de construção de uma habitação destinada ao quarteleiro dos Bombeiros Voluntários de Soure, sem identificação de autoria. A habitação constará de hall, sala comum, cozinha, dois quartos, casa de banho, arrumos, varanda e lavandaria. O orçamento é de 1.612.410$00. Possui peças desenhadas.

1982.05.20: Memória descritiva, assinada pelo arquiteto João Carlos Francisco Sarabando, relativa ao anteprojeto do quartel de Bombeiros de Soure. Foi apresentado um estudo prévio em 7 de abril ao Serviço Nacional de Bombeiros, que forneceu recomendações programáticas e funcionais transpostas para o anteprojeto. A nova construção alberga todos os serviços exceto o corpo de saúde e área associativa; propõe-se manter o edifício existente considerando a sua localização no tecido urbano da vila para desempenhar a “função de convívio recreativo e cultural dos sócios”. O novo edifício desenvolve-se em 3 pisos principais: no primeiro estão as áreas prioritárias do sector operacional (recepção, telecomunicações, parque de viaturas, arrecadação, camarata de piquete, posto de socorros, lavandaria, oficinas); no segundo, dependências do corpo feminino, apoio à sala do bombeiro e sala de aulas; no terceiro ficam os gabinetes de comando, secretaria, chefes e sala de dados, havendo neste piso uma passerelle de ligação ao edifício antigo. Estima-se um custo total de 90.535.000$00. Possui desenhos de arquitetura.

1982.06.22: Os Bombeiros enviam ao presidente da Câmara Municipal de Soure o anteprojeto de ampliação das instalações, assinado pelo arquiteto João Sarabando. A ampliação “resulta do estrangulamento espacial e operacional” das atuais instalações, tendo as sucessivas intervenções provisórias chegado a um ponto de rotura. Para além de justificarem a manutenção da localização devido aos rápidos acessos, salienta-se que Soure passará a dispor no centro “de um equipamento de elevadas potencialidades de animação sócio-cultural.” O existente passará a dedicar-se ao corpo de saúde (a beneficiar), as novas instalações ao corpo de fogo, mantendo-se o coberto de viaturas e devendo recuperar-se a casa escola. A casa do quarteleiro será demolida atendendo ao seu estado precário. O orçamento é de 29.840.000$00. Está acompanhada de desenhos de arquitetura.

1984.04.10: A Câmara Municipal de Soure envia o projeto de ampliação para apreciação ao arquiteto Fausto Mendes Caiado.

1984.05: Parecer do arquiteto urbanista Fausto Mendes Caiado, referindo que é necessário que para a execução do estudo seja submetido à Direção-Geral do Equipamento Rural e Urbano (DGERU), por ainda não estar regulamentado o Decreto-Lei 77/84. O parque de viaturas deve ser alargado. Junta um esquema para o autor do projeto conceber a casa escola. Considera o objetivo de ampliar as instalações meritório e julga o estudo merecedor de aprovação para servir de base a estudos técnicos subsequentes. Integra-se, urbanisticamente, “na feição da expressão arquitectónica existente”.

1992.04: Memória descritiva do projeto de licenciamento de arquitetura da ampliação do quartel dos Bombeiros Voluntários de Soure, assinada por arquiteto (assinatura ilegível – João Carlos Francisco Sarabando?), que resulta de um estudo prévio que recebeu parecer da CCRC em maio de 1991 e foi, agora, revisto. Aumentou-se a zona da entrada principal, os duches passaram a coletivos, a camarata do 1.º piso foi reduzida. Não deve ser demolido o edifício existente “atendendo ao seu papel na definição urbana da Praça da República”, o espaço “mais significativo da Vila” e em diálogo com os Paços do Concelho. Assim, pugna-se pela sua recuperação. Especificam-se os aspetos construtivos. A execução está prevista para 30 meses, com um custo de 60.000$00/m2. Está acompanhada de peças desenhadas (implantação, plantas, alçados, perspetiva) e fotografias do existente.

To quote this work:

Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Projeto de Licenciamento da Ampliação do Quartel dos Bombeiros de Soure. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/60839/projeto-de-licenciamento-da-ampliacao-do-quartel-dos-bombeiros-de-soure

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).