Centro Paroquial de Soure
Processo composto por duas capas de pape kraft do Município de Soure, contendo documentação textual e gráfica relativa à construção do Centro Paroquial de Soure.
Identification
Analysis
1986.12: Memória descritiva do projeto do Salão Paroquial de Soure, assinada pelo arquiteto José António Oliveira Bandeirinha, a ser construído em terrenos de cultivo anexos à Casa Paroquial cercados por um muro de pedra tradicional, que será mantido como elemento compositivo fulcral no âmbito do Plano de Salvaguarda do Núcleo Histórico da vila. “A implantação dos edifícios no canto nordeste do terreno disponível, corresponde a uma opção que se prende com a representatividade que um edifício público necessita, desde que adequadamente controlada num quadro de sobriedade e de harmonia com a envolvente.” Trata-se de dois edifícios, aproveitando-se um portão existente a sul para projetar um percurso de acesso. Condicionou-se a volumetria dos edifícios para assumir a presença do conjunto através da entrada nordeste através do dito portão. O programa divide-se por dois volumes principais e uma área intermédia de ligação: um corpo de dois pisos que alberga salas de atividades e reunião (no piso superior), bar e sanitários, e o corpo autónomo do salão paroquial propriamente dito (com zona de público, cabine de projeção), articulados através do corpo do palco (que os une). Há também uma pequena praça. A estimativa orçamental é de 17.697.600$00. Está acompanhado de desenhos de arquitetura.
1986.12: Memórias descritivas de betão armado e rede de esgotos, assinados pela engenheira civil Leonídia de Jesus Ferreira Carvalho.
1987.10.04: Cortejo realizado a favor do Centro Paroquial de Soure, com leilão de oferendas, atuação de ranchos folclóricos e baile.
1991.03.13: A Direção-Geral dos Espetáculos e Direitos de Autor considera o projeto merecedor de aprovação, impondo algumas condições para a utilização (fecho de portas, iluminação de emergência, tipo de revestimentos, extintores de incêndio).
1991.03.19: A Câmara Municipal de Soure oficia a Delegado da Direção-Geral dos Espetáculos e Direitos de Autor, solicitando vistoria ao edifício.
To quote this work:
Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Centro Paroquial de Soure. Accessed on 03/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/61203/centro-paroquial-de-soure