Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Lamego (Sobre o Nível das Rendas das Habitações em Lamego)

Relatório sobre o nível das rendas a definir para o conjunto habitacional construído pela Federação das Caixas de Previdência em Lamego. Contém plantas com indicação da localização de equipamentos públicos, da indústria, e do conjunto habitacional. Processo em pasta bege do Ministério das Corporações e Previdência Social, Direção-Geral da Previdência e Habitações Económicas, com o assunto “Lamego (Sobre o Nível das Rendas das Habitações em Lamego)”.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Type of File
RelatórioType of File
Start-End Years
1959
Location Mentioned
Reference Other Archives

Património Cultural, I.P., Arquivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana - CE-1259

Analysis

First Date Recorded in File
1959.09.15
Reading Note

1959.09.15 - Informação assinada pelo chefe de equipa do Serviço de Inquéritos da Direção-Geral da Previdência e Habitações Económicas (DGPHE/SI), com assinatura ilegível, no seguimento da realização de um inquérito habitacional em Lamego, por ordem do Ministro das Corporações e Previdência Social (MCPS), com o objetivo de “recolher dados que servissem de base à fixação das rendas das habitações construídas (…) pela “Habitações Económicas” - Federação de Caixas de Previdência” (FCP-HE).

Refere-se que a iniciativa privada tem construído um número bastante reduzido de habitações. Segundo informações da Câmara Municipal de Lamego (CML), foram construídos 9 fogos entre 1951 e 1955. Considerando o desenvolvimento da população e número médio de fogos a substituir anualmente, considera-se necessária a construção de 58 fogos por ano. Verifica-se ainda que “grande parte das habitações existentes oferecem condições insuficientes de higiene e conforto”.

Quanto às habitações construídas pela FCP-HE, considera-se que, “quer pela localização, quer pelas condições de conforto, são nitidamente superiores às observadas”. Refere-se que o custo total do empreendimento foi de 2.546.092$00.

Assim, informa-se que as habitações “despertaram grande interesse entre a população local”, tendo 43 famílias manifestado interesse nelas à CML. No entanto, julga-se que os estabelecimentos comerciais podem ser difíceis de arrendar, já que “o equipamento comercial da cidade satisfaz plenamente as necessidades atuais”.

Sugerem-se rendas de 200$00 para as lojas e de entre 440$00 a 590$00 para os fogos, sendo a renda média no local de 473$00.

To quote this work:

Catarina Ruivo for Arquitectura Aqui (2025) Lamego (Sobre o Nível das Rendas das Habitações em Lamego). Accessed on 03/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/61437/lamego-sobre-o-nivel-das-rendas-das-habitacoes-em-lamego

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).