Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Informação sobre a viabilidade da construção de um novo agrupamento de casas de renda económica na cidade de Lamego

Documentação relativa à possível construção de um agrupamento habitacional para famílias de poucos recursos. Processo em pasta bege do Ministério das Corporações e Previdência Social, Direção-Geral da Previdência e Habitações Económicas, com o assunto “Informação sobre a viabilidade da construção de um novo agrupamento de casas de renda económica na cidade de Lamego”.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Type of File
CorrespondênciaType of File
RelatórioType of File
Start-End Years
1960-1962
Location Mentioned
Reference Other Archives

Património Cultural, I.P., Arquivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana - CE-1463

Analysis

First Date Recorded in File
1960.03.07
Last Date Recorded in File
1962.09.10
Intervention / Assessment
Rafael dos Santos Costa Vice-Presidente FCP-HE 1960Person
Manuel Marecos de Almeida Técnico FCP-HE 1962Person
Political Decision
Reading Note

1960.03.07 - Ofício do vice-presidente da Federação de Caixas de Previdência - Habitações Económicas (FCP-HE), engenheiro Rafael dos Santos Costa, endereçado ao diretor-geral da Previdência e Habitações Económicas (DGPHE). Informa-se que o terreno destinado a um bairro de casas modestas foi visitado por um técnico, que verificou a proximidade de redes de águas e eletricidade. Verificou também que a situação e exposição do terreno não serem ideais, “ficando situado na margem Norte da estrada de Lamego para Viseu, à entrada daquela cidade”, ligeiramente enterrado face à estrada. Considera-se que, num bairro em que “só por si as condições de habitabilidade terão de ser já mínimas (…) não deverão dar-se a essas casas uma situação e insolação que podemos classificar como francamente más”.

1962.04.02 - Ofício da FCP-HE, dirigido ao DGPHE, pelo qual se informa que a Câmara Municipal de Lamego (CML) se propõe a comprar 1.100m2 de terreno, a 100$00/,2. Junto à Avenida 5 de Outubro e que, segundo estudo de implantação fornecido pelo arquiteto urbanista, é possível a construção de 30 habitações de rendas mínimas. Indica-se que a CML pede urgência na solução do caso, já que o proprietário do terreno tem outras propostas de aquisição do mesmo.

1962.06.28 - Informação dos Serviços de Inquéritos Habitacionais (DGPHE) sobre a “viabilidade da construção de um novo agrupamento de casas de renda económica na cidade de Lamego”. A informação refere 1959 como ano de conclusão do primeiro agrupamento habitacional da FCP-HE, em Lamego.

Relativamente a um segundo agrupamento, considera-se haver conveniência na sua construção. Refere-se o problema crónico de habitação em Lamego, tendo vindo a ser transformados “velhos prédios solarengos, mais ou menos em ruínas, em autênticas colmeias humanas, pela impossibilidade deparada aos casais mais jovens - durante gerações - de encontrarem alojamento apropriado e, deste modo, se verem forçados a permanecer em casa dos pais”. O primeiro empreendimento construído não serve “a grande massa dos beneficiários da Previdência, em geral de recursos muito modestos”.

Aconselha-se que os fogos a construir sejam 10 do tipo T2 e 20 do tipo T3.

1962.09.10 - O presidente da FCP-HE remete ao DGPHE o estudo técnico-financeiro referente à construção de 30 habitações do tipo III, em Lamego.

O estudo data de 1962.09.07 e é assinado por Manuel Marecos de Almeida. O custo total da obra estima-se em 1.797.000$00, ao que correspondem rendas mensais de cerca de 305$00.

To quote this work:

Catarina Ruivo for Arquitectura Aqui (2025) Informação sobre a viabilidade da construção de um novo agrupamento de casas de renda económica na cidade de Lamego. Accessed on 03/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/61439/informacao-sobre-a-viabilidade-da-construcao-de-um-novo-agrupamento-de-casas-de-renda-economica-na-cidade-de-lamego

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).