Informação sobre a viabilidade da construção de um novo agrupamento de casas de renda económica na cidade de Lamego
Documentação relativa à possível construção de um agrupamento habitacional para famílias de poucos recursos. Processo em pasta bege do Ministério das Corporações e Previdência Social, Direção-Geral da Previdência e Habitações Económicas, com o assunto “Informação sobre a viabilidade da construção de um novo agrupamento de casas de renda económica na cidade de Lamego”.
Identification
Património Cultural, I.P., Arquivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana - CE-1463
Analysis
1960.03.07 - Ofício do vice-presidente da Federação de Caixas de Previdência - Habitações Económicas (FCP-HE), engenheiro Rafael dos Santos Costa, endereçado ao diretor-geral da Previdência e Habitações Económicas (DGPHE). Informa-se que o terreno destinado a um bairro de casas modestas foi visitado por um técnico, que verificou a proximidade de redes de águas e eletricidade. Verificou também que a situação e exposição do terreno não serem ideais, “ficando situado na margem Norte da estrada de Lamego para Viseu, à entrada daquela cidade”, ligeiramente enterrado face à estrada. Considera-se que, num bairro em que “só por si as condições de habitabilidade terão de ser já mínimas (…) não deverão dar-se a essas casas uma situação e insolação que podemos classificar como francamente más”.
1962.04.02 - Ofício da FCP-HE, dirigido ao DGPHE, pelo qual se informa que a Câmara Municipal de Lamego (CML) se propõe a comprar 1.100m2 de terreno, a 100$00/,2. Junto à Avenida 5 de Outubro e que, segundo estudo de implantação fornecido pelo arquiteto urbanista, é possível a construção de 30 habitações de rendas mínimas. Indica-se que a CML pede urgência na solução do caso, já que o proprietário do terreno tem outras propostas de aquisição do mesmo.
1962.06.28 - Informação dos Serviços de Inquéritos Habitacionais (DGPHE) sobre a “viabilidade da construção de um novo agrupamento de casas de renda económica na cidade de Lamego”. A informação refere 1959 como ano de conclusão do primeiro agrupamento habitacional da FCP-HE, em Lamego.
Relativamente a um segundo agrupamento, considera-se haver conveniência na sua construção. Refere-se o problema crónico de habitação em Lamego, tendo vindo a ser transformados “velhos prédios solarengos, mais ou menos em ruínas, em autênticas colmeias humanas, pela impossibilidade deparada aos casais mais jovens - durante gerações - de encontrarem alojamento apropriado e, deste modo, se verem forçados a permanecer em casa dos pais”. O primeiro empreendimento construído não serve “a grande massa dos beneficiários da Previdência, em geral de recursos muito modestos”.
Aconselha-se que os fogos a construir sejam 10 do tipo T2 e 20 do tipo T3.
1962.09.10 - O presidente da FCP-HE remete ao DGPHE o estudo técnico-financeiro referente à construção de 30 habitações do tipo III, em Lamego.
O estudo data de 1962.09.07 e é assinado por Manuel Marecos de Almeida. O custo total da obra estima-se em 1.797.000$00, ao que correspondem rendas mensais de cerca de 305$00.
To quote this work:
Catarina Ruivo for Arquitectura Aqui (2025) Informação sobre a viabilidade da construção de um novo agrupamento de casas de renda económica na cidade de Lamego. Accessed on 03/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/61439/informacao-sobre-a-viabilidade-da-construcao-de-um-novo-agrupamento-de-casas-de-renda-economica-na-cidade-de-lamego