Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Barcelos - Diversos

Conjunto de correspondência em pasta preta e branca, relativa a assuntos diversos no concelho de Barcelos, incluindo a construção do dispensário do IANT, o esboço geral de urbanização e a localização da escola preparatória do ensino secundário.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Type of File
Start-End Years
1964-1971
Location Mentioned

Analysis

First Date Recorded in File
1964.11.09
Last Date Recorded in File
1971.03.25
Other Disciplines
David Moreira da Silva Esboceto Geral de Urbanização 1968Person
Maria José Marques da Silva Martins Esboceto Geral de Urbanização 1968Person
Intervention / Assessment
José Gomes de Almeida Chefe DGSU/DSPU-DE 1969Person
Custódio da Silva Neves de Oliveira Adjunto Técnico DGSU/DUDB 1969Person
Francisco Augusto Baptista Arquiteto DGSU/2ZUA 1969Person
A. Celestino da Costa Diretor DGSU/DSPU 1969Person
M. Marques de Aguiar Arquiteto Chefe DGSU/1ZUA 1964Person
António Resende Júnior Diretor DGSU/DUDP 1968Person
Reading Note

Escola Preparatória:

1969.01.08 - Ofício do engenheiro chefe da Divisão de Estudos da Direção dos Serviços de Planeamento Urbanístico, da Direção-Geral dos Serviços de Urbanização (DGSU/DSPU-DE), José Gomes de Almeida, endereçado à Direção de Urbanização do Distrito de Braga (DGSU/DUDB), com o qual remete uma planta com a indicação do terreno proposto pela Câmara Municipal de Barcelos (CMB) para a Escola Preparatória do Ensino Secundário.

1969.01.24 - Informação assinada pelo adjunto técnico Custódio da Silva Neves de Oliveira e pelo arquiteto Francisco Augusto Batista, da 2ª Zona de Urbanização e Arquitetura (DGSU/2ZUA). Indica-se que a localização proposta pela CMB se integra no anteplano de urbanização existente, e que se considera ter ótimas condições de exposição. Considera-se a sua situação relativa ao conjunto urbano “plenamente satisfatória, dada a facilidade de comunicações de que poderá a vir a dispor em breve espaço de tempo, todas elas já planeadas e algumas mesmo já iniciadas”. Os acessos aos edifícios escolares seriam ainda mais facilitados por um possível prolongamento da Avenida D. Nuno Álvares Pereira até à Avenida dos Combatentes da Grande Guerra. Tal implicaria “a demolição das paupérrimas construções, algumas delas verdadeiros tugúrios”, mas considera-se que abriria “amplas perspetivas para uma zona de largo futuro”. A informação contém o número de processo U-172-0.

1969.03.01 - O diretor da DSPU, A. Celestino da Costa, informa o engenheiro administrador delegado da Junta de Construções para o Ensino Técnico e Secundário (JCETS), que o diretor da DGSU, A. Macedo dos Santos, concordou com a localização proposta em 1969.02.24.

 

Dispensário Antituberculoso:

1964.11.09 - Informação assinada pelo arquiteto chefe da 1ª Zona de Urbanização, Porto, (DGSU/1ZUA), M. Marques de Aguiar. Indica-se que o Campo 28 de maio, onde se situa o dispensário de Barcelos, é “um vasto recinto sem qualquer arranjo que lhe dê um mínimo de conforto urbano”, encontrando-se o dispensário circundado por vias rodoviárias. Recomenda-se como local mais apropriado para a implantação de outro dispensário: “o terreno sito na parte posterior do Hospital da Misericórdia e contíguo ao jardim”, um local “calmo e recatado”, situado na proximidade “do preventório a instalar num pavilhão cuja construção se deverá iniciar brevemente”. Assim, considera-se preferível construir um novo edifício do que proceder à ampliação do dispensário existente.

1969.01.29 - Informação assinada pelo arquiteto da DUDB, Francisco Augusto Baptista, pela qual informa que a DSPU considera satisfatório o local escolhido para a construção do dispensário. Refere-se que o local tem também a concordância do instituto da Assistência Nacional aos Tuberculosos (IANT) e da CMB. Indica-se, no entanto, que seria de procurar conferir “um pouco mais de isolamento e desafogo” ao edifício e, “se possível, a futura supressão da pequena habitação existente a Poente”.

1969.03.07 - A DGSU remete a informação da DUDB à Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN).

 

Esboceto Geral de Urbanização da Cidade de Barcelos:

1968.12.31 - O engenheiro diretor da Direção de Urbanização do Distrito do Porto (DUDP), Resende Júnior, remete à DGSU um parecer do chefe da 1ZUA, Marques de Aguiar, sobre o Esboceto de Urbanização da Cidade de Barcelos, da autoria dos arquitetos Maria José M. Moreira da Silva e David Moreira da Silva.

1971.03.25 - Parecer da Comissão de Revisão da DGSU sobre o Esboceto Geral de Urbanização da Cidade de Barcelos, que “pretende completar e substituir o anteplano anterior”.

Refere-se que a “considerável atividade comercial, quotidiana e semanal, evoluiu de forma mais favorável influenciada pelo recente surto industrial”. 39% dos 3.257 operários que trabalham nas indústrias de Barcelos vive na cidade.

Existem, na cidade de Barcelos, 4 escolas primárias, 1 escola industrial e comercial, 2 colégios e o Recolhimento do Menino de Deus, que ministra a instrução primária e prepara para trabalhos domésticos [Centro Familiar e Rural].

Refere-se que a CMB deu a sua inteira concordância ao esboceto, deixando algumas sugestões, entre as quais a deslocação do dispensário para lugar mais conveniente, que o Palácio da Justiça seja integrado no Centro Cívico, que o Mercado Municipal seja deslocado para o terreiro a Norte, que o Bairro Dr. Oliveira Salazar seja ampliado para Sul, que se considere as instalações dos Serviços Médico-Sociais da Federação das Caixas de Previdência do Lado Nascente do Campo 28 de Maio.

O esboceto contempla localizações para uma Estação Rodoviária, uma agência da Caixa Geral de Depósitos (CGD) (na periferia do Campo da República), para os Serviços Médico-Sociais (que, segundo o parecer, já se encontram instalados num edifício novo no Campo 28 de Maio), lavadouros públicos, feira, Mercado Municipal e cemitérios.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Barcelos - Diversos. Accessed on 04/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/61779/barcelos-diversos

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).