Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Tribunal Judicial de Barcelos. Ante-projecto

Peças escritas e desenhadas de um anteprojeto para o Tribunal Judicial de Barcelos, elaborado em 1962 pelo arquiteto Lúcio M. de Azevedo Miranda.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Type of File
Start-End Years
1962
Location Mentioned
Reference Other Archives

Património Cultural, I.P., Arquivos e Coleções Documentais da Ex-DGEMN - PT DGEMN:DSARH-005/042-4840/04 "Tribunal Judicial de Barcelos. Ante-projecto"

Analysis

First Date Recorded in File
1962.11.27
Architectural Design
Reading Note

1962.11.27 - Memória descritiva e justificativa do anteprojeto do Tribunal Judicial de Barcelos. A memória começa por referir o mau estado das atuais instalações do Tribunal, que se considera ser necessário demolir e de cuja demolição resultaria o espaço livre a que se procura “dar arranjo condigno”. Para tal, e como o edifício se localiza na zona histórico-arqueológica de Barcelos, a Câmara Municipal (CMB) pensou “destinar este local ao novo edifício do tribunal judicial, contribuindo deste modo para a valorização da zona, ao mesmo tempo que se procede a um arranjo de renovação do velho tecido urbano”.

Na definição do projeto - não sendo possível construir mais do que dois pisos no local - sentiu-se necessidade de utilizar terreno ainda a expropriar. O programa organiza-se em 2 corpos perpendiculares, dos quais resulta a criação de 2 praças públicas, destinadas exclusivamente a peões. A sala de audiências localiza-se na interseção dos dois eixos, sendo iluminada e ventilada superiormente.

O orçamento estima-se em 4.000.000$00

To quote this work:

Catarina Ruivo for Arquitectura Aqui (2025) Tribunal Judicial de Barcelos. Ante-projecto. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/62760/tribunal-judicial-de-barcelos-ante-projecto

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).