Clube Stella Maris – Obra do Apostolado do Mar, Peniche [II]
Conjunto de documentação textual e gráfica referente aos pedidos de subsídio endereçados pela Obra do Apostolado do Mar à Fundação Calouste Gulbenkian.
Identification
Analysis
1980.05.26: Apontamento assinado pelo diretor adjunto do Serviço de Projetos e Obras da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), engenheiro José Lino de Freitas Aguiar. A fundação tem concedido apoio ao Clube Stella Maris de Peniche, comparticipando em 70% a construção do Lar de Santa Maria, o equipamento do Externato Atlântico e a manutenção dos campos de férias. A Obra tem conseguido, através de verbas obtidas junto da população e do Estado, outros objetivos, como a construção, em curso do pavilhão polivalente “para recuperação laboral, cultural, recreativa, desportiva e fisioterapeuta de idosos e deficientes”, com subsídios da Cáritas Portuguesas e Câmara Municipal de Peniche. Tem a seu cargo o funcionamento do Externato Atlântico, instalado no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, solicitando o organismo subsídio à FCG apara construção de uma sede construída de raiz junto do Lar de Santa Maria. O anteprojeto, da autoria dos arquitetos Braula Reis e Fernando Trindade, engloba uma escola primária para 100 alunos e uma escola preparatória e secundária para, respetivamente, 120 e 360 alunos.
1980.07.01: O conselho de administração remete o assunto para o Serviço de Educação.
1980.11.18: A FCG não irá subsidiar a construção do complexo escolar do Externato Atlântico em Peniche.
To quote this work:
Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Clube Stella Maris – Obra do Apostolado do Mar, Peniche [II]. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/64913/clube-stella-maris-obra-do-apostolado-do-mar-peniche-ii