Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Centro de Assistência Social Polivalente de Aljezur

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Start-End Years
2010-2011
Location Mentioned
AljezurPlace
Initial Reference
74396

Analysis

First Date Recorded in File
2010.07.29
Last Date Recorded in File
2011.11.23
Requester / Benefiter
Architectural Design
Reading Note

Pasta contendo o processo de classificação promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Aljezur no sentido de obter um reconhecimento do edifício do Centro de Assistência Social  Polivalente de Aljezur enquanto bem cultural de interesse Nacional.

Recebeu um parecer negativo do IGESPAR alegando que "não cumpre os requisitos para permitir a sua classificação numa categoria de nível nacional (Monumento Nacional ou de Imóvel de Interesse Público), deverá notificar-se a Câmara Municipal de Aljezur da pretensão da Santa Casa da Misericórdia, para que aquela entidade no âmbito das suas competências, previstas no Decreto-Lei n.º 159/99, decida se procederá à classificação do imóvel".

Ao longo da apreciação do pedido, frizou-se que "que se trata de um exemplar de arquitectura modernista que (...) importa preservar".

De seguida, no mesmo processo, encontra-se nova cópia da proposta submetida inicialmente pela SCMA, desta vez enviada ao IGESPAR pela Câmara Municipal de Alljezur.

O IGESPAR conclui que processo ter-lhe-á sido enviado por engano pois se trada da "repetição de um procedimento anteriormente concretizado, podendo aquela autarquia proceder à abertura da classificação do imóvel".

Até 2025, o imóvel não dispunha de qualquer classificação.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Centro de Assistência Social Polivalente de Aljezur. Accessed on 28/11/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/67005/centro-de-assistencia-social-polivalente-de-aljezur

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).