Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Testemunhos em Conversa Grupal, Bombeiros Voluntários de Montalegre

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Title
Testemunhos em Conversa Grupal, Bombeiros Voluntários de Montalegre

Content

Observation or Conversation Record

Conversa grupal no quartel dos Bombeiros Voluntários de Montalegre, realizada em agosto pelas investigadoras Catarina Ruivo e Ivonne Herrera Pineda.

Quartel dos Bombeiros

Localização do quartel, afastada da vila:

“Isso depende um bocadinho do ponto de vista. Se o quartel estiver um bocadinho mais afastado, para nós é melhor. Porque acabamos por ter mais facilidade em sair com os veículos. (…)” – no entanto, localização perto da feira: “as pessoas até à porta das nossas garagens conseguem estacionar os carros. Tem esse contra (…) É claro que se for numa zona central, no nosso caso, até temos um barzinho, sport-tv, essas coisas todas. O pessoal quer vir ver o futebol, toma aí um cafezinho e tal. Também tem essa questão da proximidade com as pessoas. É uma questão de ver o que é melhor. Nós já não somos uma delegação muito pequena. Já temos 30 veículos, temos 4 barcos.”

Alterações necessárias:

- Mais espaço para veículos.

- A central, no rés-do-chão junto à entrada, está num mau sítio (devia estar num sítio mais alto, de onde fosse possível ver os veículos a saírem e entrarem)

- Camaratas precisam de obras “porque infelizmente isto já está construído há muitos anos e tem muita perda energética. No inverno é muito frio e perdemos muito dinheiro em aquecimento.” 

- Espaço de formação “como deve ser” – neste momento têm uma sala para tudo, deviam ter um salao nobre para reuniões, uma sala de formação para formação

- Quartel pequeno para as necessidades – grande crescimento nos últimos 20 anos (havia 2 carros de incêndio e 1 ou 2 ambulâncias – hoje são 13 ambulâncias)

Alterações feitas:

- Bar foi remodelado durante o covid – aproveitaram para fazer bar com cozinha – tem funcionários que fazem almoços e jantares para os bombeiros. Funciona como cantina dos bombeiros, não é aberto ao público. Antes do covid era aberto ao público (mas não tinha cozinha)

- Fizeram novas garagens para aí há 9 anos – com nova sala de bombeiros: na anterior só cabia meia dúzia. O espaço das garagens era um pavilhão desportivo – onde se faziam casamentos.

- Aumentaram as camaratas. O antigo espaço de bar passou a ser camarata – como tem muito vidro, as janelas estão tapadas para impedir que se perca calor ou que entre demasiado sol.

- “Todos os anos fazíamos uma obra”

Festas no pátio:

- Receberam Toy, Quim Barreiros, Zé Cabra

- Cada vez menos comuns porque têm mais responsabilidades e menos funcionários.

- Tinham fanfarra, também acabou – havia bombeiros que tinham entrado primeiro para a fanfarra e depois para os bombeiros (ensaiavam na sala dos bombeiros).

Infantário  

[Falamos das dificuldades dos jovens para fixar-se em Montalegre]

- Bombeiro 1: Eu vou falar de nós os bombeiros. Em geral, temos um problema porque é assim. Houve muitos de nós que tiveram filhos, hoje recentemente. E pronto. Seja dos bombeiros, seja familiares diretos de bombeiros que tiveram filhos recentemente.

Há aquí um infantário aqui ao lado. É só atravessar aqui a porta. Tem uma sala livre. Há 12 ou 13 crianças em lista de espera para poderem entrar agora no dia 1 de setembro, para o infantário. E não abrem a sala. Por isso automaticamente essas 12 ou 13 crianças neste momento não têm infantário…

- Investigadora: Porquê? Porque não tem recursos ou não têm educador?

- Bombeiro 2: Têm educador. Mas a Câmara também… Porque assim, isto é semi-privado, não é?

- Bombeiro 1: A Câmara também já se disponibilizou para assumir esses custos, que os chefes também não querem…

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Testemunhos em Conversa Grupal, Bombeiros Voluntários de Montalegre. Accessed on 31/10/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/notes-from-observation-or-conversation/22081/testemunhos-em-conversa-grupal-bombeiros-voluntarios-de-montalegre

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).