Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Nota de Visita à Casa do Povo de Côja (25 abr. 2023, IHP), Côja, Arganil

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Title
Nota de Visita à Casa do Povo de Côja (25 abr. 2023, IHP), Côja, Arganil
Date
2023.04.25

Content

Observation or Conversation Record

A investigadora Ivonne Herrera Pineda junto com o investigador Diego Inglez de Souza assistimos a dois eventos da comemoração do 25 de abril em Côja. Nomeadamente fomos a uma homenagem a Fernando Valle -médico e figura política de grande renome entre a população- na sede do editorial Moura Pinto, e depois a um concerto na Casa do Povo de Côja.

A homenagem a Fernando Valle, na sede do editorial Moura Pinto, foi um encontro social com um ambiente de proximidade e celebração. Nesta homenagem estava presente o filho de Fernando Valle. Cada participante recebeu um cravo, como elemento simbólico do 25 de abril, e quase todas as pessoas já tinham um antes de chegar a este lugar. Conversamos com um homem na entrada e diz-nos que Fernando Valle tinha falecido aos 94 anos e que "o Dr. Valle foi um homem muito importante para a democracia em Portugal".

Depois desta homenagem, dirigimo-nos para a Casa do Povo, onde haverá um concerto. Encontramos algumas pessoas no caminho, que também vão ao concerto. O ambiente é muito familiar e vamos todos juntos. A homenagem e o concerto parecem criar uma memória coletiva de um acontecimento nacional de uma forma tão próxima, que parece uma celebração local ou até familiar.

A Casa do Povo fica barulhenta quando subimos juntos as escadas. É um grupo grande, muitos deles se conhecem e falam animadamente.

Subimos para o segundo andar, já que o primeiro está lotado, para encontrar lugares acima do teatro. As escadas têm azulejos decorativos nas paredes e as janelas possuem caixilhos de madeira. O teatro é de tamanho médio, a estética do lugar remete ao passado. O interior do teatro apresenta alguns danos, tais como humidade visível no lado esquerdo do palco.

Na plateia, cerca de 40 pessoas, com idades compreendidas entre os 8 e os 70 anos. Antes de começar o evento, o público parece estar alegre e envolvido em conversas e cumprimentos.

As pessoas do publico parecem ser maioritariamente familiares dos músicos (há menores e também adultos). Há um grupo musical composto por crianças e jovens. Algumas crianças usam cravos vermelhos ou algum elemento distintivo vermelho, como um laço. As cantoras e instrumentistas usam um cravo ou uma fita vermelha no cabelo. Os homens adultos usam gravatas vermelhas, um laço ou um cravo no bolso.

Resources

Image

A recolha e sistematização de esta observação foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base numa visita à Casa do Povo de Coja com o investigador Diego Inglez de Souza no 25 de abril de 2023.

To quote this work:

Ivonne Herrera-Pineda for Arquitectura Aqui (2026) Nota de Visita à Casa do Povo de Côja (25 abr. 2023, IHP), Côja, Arganil. Accessed on 17/01/2026, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/notes-from-observation-or-conversation/35822/nota-de-visita-a-casa-do-povo-de-coja-25-abr-2023-ihp-coja-arganil

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).