Conversa anónima-07, Viana do Castelo
Identification
Content
Conversa anónima com uma trabalhadora da Associação Regional dos Agricultores do Alto-Minho (ARAAM) com as investigadoras Ivonne Herrera Pineda e Catarina Ruivo, no mercado municipal de Viana do Castelo. Agradecemos a sua amabilidade em falar connosco e recebermos no seu gabinete. Seguem-se algumas informações partilhadas durante esta conversa.
A Associação Regional dos Agricultores do Alto-Minho é um serviço de apoio aos agricultores que foi fundado em 1977. A sede inicialmente estava na Rua da Bandeira, no centro da cidade, depois em outro local maior e finalmente na localização atual no mercado municipal de Viana, desde aproximadamente 6 anos [conversa realizada em 2024].
Esta associação anteriormente mantinha uma relação estreita com a cooperativa agrícola que está ao lado do mercado. Atualmente a cooperativa atende mais aos produtores de escala maior, enquanto a ARAAM se orienta para os pequenos agricultores. Grande parte do trabalho desenvolvido pela ARAAM estava ligado a formação profissional, embora isto tem mudado a partir do ano 2021 aproximadamente.
Comenta que a produção agrícola na região experimentou uma forte diminuição nas últimas décadas. Os principais cultivos da zona são o milho, centeio, aveia, batata e produção hortícola. A criação de animais também experimentou um forte declínio.
Sobre o mercado, comenta que os dias principais são terça-feira e quinta-feira. Cada semana há um mercado de flores no interior do edifício, que é muito apreciado. No parque de estacionamento coberto, que está ao lado, também são instalados postos de comerciantes.
A recolha e incorporação do testemunho oral foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base numa conversa mantida em setembro de 2024.
To quote this work:
Arquitectura Aqui (2025) Conversa anónima-07, Viana do Castelo . Accessed on 19/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/notes-from-observation-or-conversation/63607/conversa-anonima-07-viana-do-castelo