Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Aljustrel

O concelho de Aljustrel, situado na região do Baixo Alentejo, insere-se no distrito histórico de Beja. Geograficamente, este concelho é delimitado a norte pelo concelho de Ferreira do Alentejo, a sul pelos concelhos de Castro Verde e Ourique, a este por Beja e a oeste pelo concelho de Santiago do Cacém.

Administrativamente, é composto pelas freguesias de Ervidel, Messejana, São João de Negrilhos e União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos.

O concelho regista uma população de 8.874 habitantes (Censos 2021), e a densidade populacional reflete a ocupação dispersa e outros desafios demográficos comuns a outras regiões do interior de Portugal, nomeadamente o envelhecimento

Historicamente, Aljustrel destaca-se pela atividade mineira, principalmente pela extração de minérios metálicos não ferroso. A mineração e a metalurgia, tiveram início em finais do terceiro milénio a.C., durante a Idade do Cobre.

Em 2001 o complexo mineiro de Aljustrel foi adquirido pela empresa canadiana EuroZinc Mining Corporation que, em 2009, vendeu a mina a um grupo português que alterou a designação da empresa para ALMINA - Minas do Alentejo, S.A.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Equipamiento de la comunidad

Edificios y Conjuntos 7

Ubicación

País
Distrito Histórico (PT)
BejaDistrito Histórico (PT)

Recursos

Imagen

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Aljustrel. Accedido en 23/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/comunidades/21176/aljustrel

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).