In the wrong place at the wrong time? The building process of CRE-469 in the Vale da Amoreira Neighborhood (1972-1976)
Texto elaborado por João Cardim, apresentado na conferência II Congress Colonial and Post-Colonial Landscapes. Architecture, Colonialism, War (janeiro 2023, Fundação Calouste Gulbenkian).
Foca o processo de construção do conjunto habitacional coloquialmente conhecido como Bairro do Fundo de Fomento, projetado pelo arquiteto Justino Morais para o serviço de Habitações Económicas da Federação de Caixas de Previdência em 1972. Contextualiza a origem deste conjunto e o plano de urbanização no qual se insere, explorando como os destinatários originais (operários de baixos rendimentos das imediações, migrantes internos) foram subtraídos pelas vagas de pessoas retornando das antigas colónias africanas após o 25 de Abril. Relata o processo conturbado de construção e as vicissitudes que atrasaram o seu avanço, como as sublevações dos trabalhadores e a ocupação indevida das casas enquanto ainda não estavam terminadas. Analisa, igualmente, o projeto de Justino de Morais, salientando o sistema modular flexível que desenvolveu e as soluções adotadas nas distintas tipologias de apartamentos.
Para citar este trabajo:
Ana Mehnert Pascoal para Arquitectura Aqui (2025) In the wrong place at the wrong time? The building process of CRE-469 in the Vale da Amoreira Neighborhood (1972-1976). Accedido en 08/01/2026, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/documentos/67394/in-the-wrong-place-at-the-wrong-time-the-building-process-of-cre-469-in-the-vale-da-amoreira-neighborhood-1972-1976




