Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Creche do Menino Jesus e Hospital da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã - Refeitório para o Pessoal e Maternidade

Atado composto por três volumes que reúne documentação acerca da construção da sede das Florinhas de Rua e Creche do Menino Jesus na Covilhã, da adaptação de um dos corpos do Hospital da Santa Casa de Misericórdia da Covilhã para abrigar o refeitório do pessoal e da Ampliação do Edifício da Creche do Menino Jesus e Calceteamento do Reduto.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Archivo / Biblioteca
Arquivo da Câmara Municipal da Covilhã Depósito Municipal de ObrasArchivo
Designación del Expediente
Creche do Menino Jesus e Hospital da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã - Refeitório para o Pessoal e Maternidade
Años Inicio-Final
1935-1969
Signatura Inicial
DMO6 i08

Análisis

Primera Fecha Registrada Expediente
1935.03.09
Última Fecha Registrada Expediente
1969.02
Entidad Peticionaria / Beneficiaria
Entidad Usuaria
Proyecto de Arquitectura (Autoría)
José Costa da Cruz Gomes Engenheiro CivilPersona
Lopes Galvão Arquiteto da Comissão das Construções HospitalaresPersona
Intervención / Apreciación
Filomena Anaquim Representante da Direção da Creche do Menino JesusPersona
Síntesis de Lectura

1935.03.09 - A representante da Direção da Creche do Menino Jesus, Filomena Anaquim escreveu ao Presidente da Comissão Administrativa da Covilhã a requerer a licença para a construção de um edifício para servir como Sede das Florinhas de Rua e Creche do Menino Jesus na Covilhã. No pedido, referiu que o projeto já havia sido aprovado pelo Ministério das Obras Públicas, que também havia autorizado comparticipação, "como auxílio à construção do edifício em referência". Juntamente com a carta, a instituição apresentou o projeto, composto de seis folhas, assinadas pelo arquiteto H.(?) Barros, datado de 1933.09.30 (?).

1935.03.13 - O projeto foi aprovado e a obra foi dispensada de licença durante a sessão da Comissão Administrativa da Covilhã.

1954.01.25 - O projeto de um anexo com dois pavimentos e "terraço utilizável" para servir como ligação entre as salas de aula e de "trabalho para aprendizagem das internadas" e o edifício em si foi apresentado à CMC, cujo orçamento importava em 19.412$00.

1959.07.02 - O Engenheiro Civil José da Cruz Gomes apresentou o projeto, acompanhado de Memória Descritiva, para a ampliação do Edifício da Creche do Menino Jesus e Calcetamento do Recinto. No documento, lê-se que "O edifício que se pretende ampliar com mais um pavimento, é constituído por dois pisos. Este edifício destina-se a sala de aula e do trabalho para aprendizagem das internas." O orçamento estimado para a obra era de 48.668$00.

1960.02.25 -  O Engenheiro Civil José da Cruz Gomes apresentou uma nova memória descritiva nos mesmos termos, em que o orçamento aparece revisto, perfazendo 57.783$00.

1969.02 - Entre os dois volumes relativos à Creche do Menino Jesus, encontra-se um volume que reúne desenhos da remodelação e ampliação de um dos corpos do Hospital da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã para a criação de um Refeitório para o pessoal em um dos extremos das alas existentes e uma maternidade.

10.1972 - A capa do processo refere-se a esta data relacionada ao projeto do Refeitório para o pessoal do Hospital da SCMC, que não aparece em nenhum dos desenhos.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Creche do Menino Jesus e Hospital da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã - Refeitório para o Pessoal e Maternidade. Accedido en 18/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/expedientes/10327/creche-do-menino-jesus-e-hospital-da-santa-casa-da-misericordia-da-covilha-refeitorio-para-o-pessoal-e-maternidade

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).