Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Saúde e Assistência - Dispensário Anti-Tuberculoso

Atado constituído de uma procuração outorgada em 1932 e de uma Memória Descritiva de 1967 para as Obras de beneficiação do Dispensário Anti-Tuberculoso da Covilhã para a instalação de um centro de BCG.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Archivo / Biblioteca
Designación del Expediente
Saúde e Assistência - Dispensário Anti-Tuberculoso
Años Inicio-Final
1932-1967
Signatura Inicial
h1567

Análisis

Primera Fecha Registrada Expediente
1932.10.14
Última Fecha Registrada Expediente
1967.05.24
Entidad Peticionaria / Beneficiaria
Proyecto de Arquitectura (Autoría)
António Monteiro dos Santos Moreira Engenheiro Autor do projeto de BeneficiaçãoPersona
Intervención / Apreciación
Fausto Lopo Patrício de Carvalho Presidente da Comissão Executiva da Assistência Nacional aos TuberculososPersona
Antonino Vaz de Macedo MédicoPersona
Síntesis de Lectura

1932.10.14 - A Assistência Nacional aos Tuberculosos, representada pelo Presidente da Comissão Executiva, constituiu o médico Antonino Vaz de Macedo, residente na Covilhã, seu procurador para aceitar a doação de "quaisquer terrenos destinados à construção de um dispensário anti-tuberculoso na cidade da Covilhã".

1967.05.24 - O Engenheiro Civil António Monteiro dos Santos Moreira apresentou a Memória Descritiva do projeto (que não integra o processo) das Obras de beneficiação do Dispensário Anti-Tuberculoso da Covilhã "elaboradas em conformidade com o programa apresentado pelo Instituto Nacional aos Tuberculosos, que as aprovou, e que compreende a instalação de um Centro de B.C.G, melhoramento e atualização dos Serviços do Dispensário. Os desenhos do projeto (...) mostram a compartimentação prevista para o conveniente funcionamento e as obras necessárias a realizar de demolições e construção nova, indicadas com as cores convencionais. O Centro de B.C.G. ficará constituído por uma Sala de Espera, com entrada privativa e independente da do Dispensário; Gabinete para a Vacina B.C.G em comunicação com um Gabinete Clínico; Secretaria e instalações sanitárias. O Dispensário que ficará melhorado e bastante mais dotado, beneficiará das seguintes adaptações: - criação de dois Gabinetes de Consulta interligados, comunicando com a Radioscopia, possuindo duas ante-câmaras de entrada. (...) Faz também parte desta empreitada o envidraçamento dos alpendres das entradas principais existentes, sendo uma para servir de guarda-vento e ante-câmara de entrada para a Sala de Espera, e o outro para ampliação da Secretaria, pois a atual é muito pequena para o movimento sempre crescente. Para a execução desta adaptação, prevê-se a supressão de uma escadaria exterior."

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Saúde e Assistência - Dispensário Anti-Tuberculoso. Accedido en 18/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/expedientes/11310/saude-e-assistencia-dispensario-anti-tuberculoso

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).