Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Projeto da Sede da 13ª Administração Florestal a Construir na Covilhã

Volume único composto da Memória Descritiva e do Anteprojeto de Arquitetura para a sede da 13ª Administração Florestal, assinados pelo arquiteto Santos Costa.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Archivo / Biblioteca
Designación del Expediente
Projeto da Sede da 13ª Administração Florestal a Construir na Covilhã
Años Inicio-Final
1952
Signatura Inicial
DMO 6 Cx7 item 43

Análisis

Primera Fecha Registrada Expediente
1952.04.23
Proyecto de Arquitectura (Autoría)
Jorge Santos Costa ArquitetoPersona
Síntesis de Lectura

1952.04.23 - O arquiteto Santos Costa apresentou o Anteprojeto de Arquitetura e a Memória Descritiva, no qual apresenta sua proposta, "elaborada de acordo com o programa fornecido pelos Serviços Florestais, e com áreas fixadas pelo Ministério das Obras Públicas". O edifício, "concebido com a forma de um L", agrega os serviços da Admnistração Florestal, composta de três gabinetes de trabalho, um arquivo e instalações sanitárias e a Residência do Administrador, com acessos independentes. Do ponto de vista da "Expressão Plástica", o arquiteto pretendeu dar "sabor(...) que se integre no ambiente próprio que o local oferece". A construção recorreria à "materiais próprios da região, tirando-se partido do granito pela sua aplicação em vários dos elementos, conjugado com superfície de reboco áspero e empenas guarnecidas com troncos de madeira de pinho das Matas Nacionais". O projeto compõe-se da planta topográfica do terreno, plantas dos pavimentos, cobertura e fundações, alçados e um corte.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Projeto da Sede da 13ª Administração Florestal a Construir na Covilhã. Accedido en 19/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/expedientes/16722/projeto-da-sede-da-13-administracao-florestal-a-construir-na-covilha

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).