Centro de Convívio, Meixide - Montalegre, Projeto
Um volume em pasta verde, em cuja capa foi colado um rótulo da Direção de Serviços de Construções e Infraestruturas Rurais (DSCIR), com a designação “Centro de Convívio, Meixide - Montalegre, Projecto”. Contém peças escritas e desenhos do projeto, datados de 1980.06.04, com rótulo da DSCIR, assim como alguma correspondência relativa a pedidos de subsídio.
O projeto não corresponde totalmente ao existente, aparentando ter sido ampliado posteriormente.
Identificación
Análisis
1980.06.24 - Memória descritiva e justificativa do projeto para Centro Social de Meixide, assinada pela arquiteta Raquel Guimarães Ferreira da Divisão de Equipamentos Coletivos e Caminhos Agrícolas da Direção-Geral de Hidráulica e Engenharia Agrícola (DGHEA/DECCA). A memória explica que o Centro Social é constituído por um Centro de Convívio, um Posto Médico e a sede da Junta de Freguesia, organizados num edifício de dois pisos. O edifício consiste numa ampliação de um edifício pré-existente, com um piso, utilizado como arrecadação da Igreja.
1981.06.23 - A Câmara Municipal de Montalegre (CMM) atribui um subsídio de 350.000$ à Junta de Freguesia de Meixide (JFM) para a construção do Centro Social.
1986.06.25 - Pedido de subsídio pela JFM à CMM, para conclusão da obra, no valor de 600.000$ ou 700.000$. Informa-se que o Centro Social tem as paredes, telhado, janelas e portas concluídos, sem qualquer divisão interna. Refere-se que um médico dá consulta uma vez por mês, sem condições.
1986.07.27 - Resposta do presidente da CMM, José António Carvalho de Moura, informando que “esta sede de junta ainda não foi contemplada com o subsídio do MAI. Assim deverá o caso ficar pendente até à resolução do Ministério em contemplar esta freguesia com subsídio de 1.500$”.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Centro de Convívio, Meixide - Montalegre, Projeto. Accedido en 19/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/expedientes/18987/centro-de-convivio-meixide-montalegre-projeto