Associação Cultural dos Pauliteiros de Miranda
Processo em pasta da Comissão de Coordenação da Região do Norte, em cuja capa se refere o número do processo, “NOR/014/RC/91”, o distrito, “Bragança”, o concelho “Miranda do Douro”, a entidade, “Associação Cultural dos Pauliteiros de Miranda”, e a designação da obra, “Edifício Social da Associação Cultural dos Pauliteiros de Miranda - Duas Igrejas”. Contém pedido de comparticipação para conclusão das Instalações Sociais da Associação Cultural Pauliteiros de Miranda, acompanhado de cópias dos projetos de arquitetura de 1982 e 1983, elaborados para a Junta de Freguesia de Duas Igrejas
Identificación
Análisis
1983.09.20 - Memória descritiva e justificativa do projeto do edifício “que a Junta de Freguesia de Duas Igrejas pretende levar a efeito em Duas Igrejas”, destinado a “fins culturais, Posto Médico e Sede da Junta”.
1991.04.20 - Declaração do presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro (CMMD), Júlio Meirinhos, de que “em tempo oportuno, a Câmara Municipal de Miranda do Douro, aprovou o projecto e licenciou a obra de construção da sede da Associação Cultural Pauliteiros de Miranda”.
1991.07.05 - Pedido de comparticipação financeira para conclusão das Instalações Sociais da Associação Cultural Pauliteiros de Miranda (ACPM), assinado pelo presidente da Associação, José Maria Monteiro, e dirigido à Direção-Geral do Ordenamento do Território (DGOT). Informa-se que estas instalações foram cedidas pela Junta de Freguesia e “centralizam todas as actividades culturais, sociais e desportivas da Freguesia de Duas Igrejas”, incluindo o “Grupo Folclórico Mirandês, vulgarmente conhecidos por Pauliteiros de Miranda, representações teatrais, grupo coral, etc., assim como o centro de dia, posto médico e parque infantil, e ainda o “club local” e atividades de atletismo. Explica-se que a obra se encontra “realizada ao nível do Telhado” e que estão a funcionar o Centro de Dia, o Bar e a Sede da Junta de Freguesia, faltando realizar “o salão polivalente, o palco para ensaios dos pauliteiros, encenações teatrais, os camarins, casa de banho, vedação, parque infantil, campo de futebol de 5, passeios, Biblioteca, pintura, etc.”.
Salienta-se que a Associação será, em breve, considerada uma Instituição Particular de Solidariedade Social, equiparada a uma instituição de Direito Público.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Associação Cultural dos Pauliteiros de Miranda. Accedido en 22/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/expedientes/20173/associacao-cultural-dos-pauliteiros-de-miranda