Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Saneamento de Santa Luzia (Trabalhos a Mais)

Uma pasta original do projeto "Trabalhos a Mais" - do projeto original Saneamento de Santa Luzia, Processo n.º 3549/S - relativo ao projeto de abastecimento de água ao Bairro de casas para Pescadores, em Santa Luzia -Tavira. Está em bom estado de conservação e já não apresenta elementos metálicos, retirados pelos serviços do arquivo custodial. 

É constituído por peças escritas (memória descritiva e justificativa, cálculos e orçamento) e peças desenhas (plantas, alçados e cortes). 

Não tem n.º de processo próprio. Tem apenas manuscrito a lápis, na primeira página da Memória Descritiva, o n.º do processo ao qual pertence - (proc. n.º 3549/S).

O orçamento está retificado, à mão e a caneta vermelha, e algumas peças desenhadas estão anotadas, a lápis e a caneta vermelha, o que comprova a apreciação do projeto. 

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Archivo / Biblioteca
Tipo de Expediente
Projeto de InfraestruturasTipo de Expediente
Designación del Expediente
Saneamento de Santa Luzia (Trabalhos a Mais)
Años Inicio-Final
1951
Ubicación Referida
Signatura Inicial
Processo n.º 3549/S [pertence ao]
Produtor del Expediente

Análisis

Primera Fecha Registrada Expediente
1951.05
Última Fecha Registrada Expediente
1951.08.23
Entidad Peticionaria / Beneficiaria
Otras Especialidades (Autoría)
Síntesis de Lectura

Trata-se do projeto elaborado pelo engenheiro civil Alberto da Silveira Ramos, colaborador externo da Câmara Municipal de Tavira (CMT), para o abastecimento de água ao bairro a partir de um poço particular, cujo o proprietário consente o fornecimento "...desde que a Câmara o compense das despesas de elevação, avaliadas em m.c. [m3] de água cedida...".

As despesas do consumo foram acordadas com a Junta Nacional [sic] das Casas para Pescadores (JCCP) à proporção de 50/50 entre os moradores, a incluir na renda cobrada pela JCCP aos moradores, e a CMT. Para criar receita que suporte a despesa da câmara, esta leva a efeito a construção de um fontanário no bairro para vender água à população. 

O projeto prevê, portanto, a cobertura do poço privado, a construção da casa de resguardo da engrenagem da nora, a ampliação do depósito da água e o fontanário.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Saneamento de Santa Luzia (Trabalhos a Mais). Accedido en 22/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/expedientes/22412/saneamento-de-santa-luzia-trabalhos-a-mais

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).