Postos de Ensino no Concelho de Tavira. Criação do Posto Escolar de Casas Novas - Cachopo
Um maço constituído por documentação administrativa, de produção municipal, relacionada com a construção de várias escolas no concelho.
Identificación
Processo n.º 137-F [DOCEP]
Processo n.º CE-262/20-b [DOCEP]
Processo n.º PC-01/08 [DOCEP]
Análisis
1960.03.03 - O Ministério da Educação Nacional (MEN) pediu a ampliação para quatro salas dos dois edifícios existentes na sede do concelho, pedido para o qual a DOCEP solicitada a concordância da Câmara Municipal de Tavira (CMT). Aprovada a inclusão da obra no Programa de Trabalho em curso, por despacho do subsecretário das Obras Públicas, datado de 18 de março.
1960.04.07 - A CMT é informada da aprovação da inclusão no corrente Programa de Trabalhos "da obra de construção o edifício escolar de 2 salas, previsto para o núcleo de Pinheiro - Livramento, freguesia da Luz", por despacho do subsecretário das Obras Públicas, datado de 30 de março último. A DOCEP solicita a escolha de um terreno adequado.
1960.05.03 - Convocação dos louvados para avaliação do terreno onde se pretende construir a escola primária de Amaro Gonçalves.
1960.06.14 - A CMT é informada da aprovação da inclusão no corrente Programa de Trabalhos "da construção de 1 edifício escolar com 4 salas para o núcleo de Igreja - Luz, freguesia da Luz", por despacho ministerial de 1 junho último.
1961.01.24 - A Seção do Sul da Delegação de Obras de Construção de Escolas Primárias (DOCEP-SS) questiona a CMT, sobre a disponibilidade dos terrenos, cuja a construção têm urgência de colocar a concurso, nos núcleos de Igreja-Luz, Livramento, Estorninhos, Faz Fato, Fonte Salgada e Beliche. A 23 de fevereiro a CMT é informada a aprovação superior dos terrenos para a construção das escolas em Fonte Salgada e em Faz Fato.
1961.03.16 - A CMT, em resposta ao ofício n.º 802 da DOCEP-SS, informa de que se encontram disponíveis os terrenos para a construção das escolas primárias em Livramento, Estorninhos, Faz Fato e Beliche.
1961.03.08 - Despacho ministerial autorizando a anexação do núcleo escolar de Valongo ao de Igreja-Conceição e suprimindo a construção pedida em 1959 para o primeiro núcleo. Em consequência desta decisão a DOCEP informa a CMT do abate ao Programa de Trabalhos de 1961 do "edifício de 1 sala do núcleo de Valongo, freguesia de Cachopo", por despacho do subsecretário de Estado das Obras Públicas, datado de 4 de abril desse ano.
1961.06.21 - A DOCEP questiona sobre a necessidade de montar salamandras nas escolas primárias de Várzeas da Azinheira, Malhão, Bernardinheiro, Amaro Gonçalves, e nas escolas de Tavira, recentemente ampliadas, ao que a CMT responde não ser necessário.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Postos de Ensino no Concelho de Tavira. Criação do Posto Escolar de Casas Novas - Cachopo. Accedido en 22/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/expedientes/22602/postos-de-ensino-no-concelho-de-tavira-criacao-do-posto-escolar-de-casas-novas-cachopo