Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Inquéritos das Câmaras 1977 - Distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Viseu

Pasta preta, em cuja lombada foi registado o título “Inquéritos das Câmaras 1977”, relativos aos “Distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Viseu”. Contém as respostas a questionários enviados pelo Ministério da Habitação, Urbanismo e Construção - Gabinete de Planeamento e Controlo, para o Plano de 78, de, entre outros municípios, a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Designación del Expediente
Inquéritos das Câmaras 1977 - Distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Viseu
Años Inicio-Final
1977
Ubicación Referida
Viana do CasteloDistrito Histórico (PT)

Análisis

Primera Fecha Registrada Expediente
1977
Síntesis de Lectura

1977 - Resposta da Câmara Municipal de Viana de Castelo (CMVC) ao questionário do Ministério da Habitação, Urbanismo e Construção (MHUC).

Indica-se que o Fundo de Fomento da Habitação (FFH) interviu, nos últimos 5 anos, na construção de 80 fogos na freguesia da Areosa, considerando-se a intervenção insuficiente relativamente às carências habitacionais existentes e que seria necessária a construção de 1500 fogos pelo Estado no concelho, que se pretende que seja o FFH a construir na totalidade. Indica-se não ter terrenos disponíveis e pretender uma comparticipação de 24.000.000$00 para aquisição de terrenos numa área de 240.000m2 e de 30.000.000$00 para construção de infraestruturas.

Em resposta à “instalação, a curto ou médio prazo, (…) de empreendimentos de actividade económica com significativo impacto na procura habitacional”, a CMVC indica a construção do Porto de Viana e implantação de uma zona industrial em curso, que estima poderem criar 4.000 empregos.

A CMVC indica interesse na realização de empreendimentos habitacionais de habitação social por Cooperativas de Habitação Económica (CHE), indicando conhecimento de interessados na constituição de cooperativas e interesse na comparticipação para a aquisição de terreno a ceder, com uma área de 90.000m2. Considera-se também que as empresas de construção civil que operam normalmente no concelho têm capacidade para realizar novas construções habitacionais e pequenas reparações, ampliações e conservação de edifícios (especialmente no âmbito do PRID).

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Inquéritos das Câmaras 1977 - Distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Viseu. Accedido en 19/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/expedientes/31317/inqueritos-das-camaras-1977-distritos-de-viana-do-castelo-vila-real-viseu

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).