Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Escola Preparatória de Alvega - 2º Andar Cozinha e Refeitório

Processo em pasta do Gabinete de Apoio Técnico de Abrantes (GATA), com identificação do número do projeto (156 de 1979), da Câmara Municipal de Abrantes, da localidade de Alvega e da designação da obra: “Escola Preparatória de Alvega - 2º Andar Cozinha e Refeitório”. Contém peças escritas e desenhadas de projeto.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Tipo de Expediente
Proyecto de ArquitecturaTipo de Expediente
Designación del Expediente
Escola Preparatória de Alvega - 2º Andar Cozinha e Refeitório
Años Inicio-Final
1979
Signatura Inicial
Projeto número 156
Produtor del Expediente

Análisis

Primera Fecha Registrada Expediente
1979.03.07
Última Fecha Registrada Expediente
1979.05.09
Proyecto de Arquitectura (Autoría)
Rui R. Leal Engenheiro Técnico GATA 1979Persona
Intervención / Apreciación
Humberto A. V. Basílio Diretor GATA 1979Persona
Síntesis de Lectura

1979.03.07 - Memória Descritiva e Justificativa, elaborada pelo engenheiro técnico Rui R. Leal e assinada também pelo diretor, engenheiro civil, Humberto A. V. Basílio. Começa por se referir um pedido verbal formulado pela direção da Escola Preparatória de Alvega para o aproveitamento do terceiro piso do edifício para instalação de um refeitório e de uma zona de preparação de refeições, com despensa e instalações sanitárias. Explica-se que, para tal, se levantará a cobertura dos corpos laterais “até se atingirem os pés direitos existentes no actual corpo central”, estando a iluminação assegurada “pela instalação de caixilhos envidraçados basculantes”. Indica-se que a “meio do corpo central, junto à entrada, está prevista uma divisória amovível que, quando necessário, separará a sala do refeitório da zona de convívio”. Refere-se ainda que será de prever tetos e vigas falsas nos tetos do segundo piso para os ramais de esgotos necessários.

1979.05.09 - Memória descritiva de uma segunda solução (não executada), assinada pelos mesmos técnicos. A memória é semelhante, diferindo sobretudo na elevação apenas do corpo lateral direito. Refere-se ainda que, na “zona da cozinha, sobre o fogão, será construída uma lahe em betão armado (…) a servir de apoio e apanha-fumos”.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Escola Preparatória de Alvega - 2º Andar Cozinha e Refeitório. Accedido en 19/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/expedientes/35528/escola-preparatoria-de-alvega-2-andar-cozinha-e-refeitorio

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).