Mercado de Figueiró dos Vinhos (1938-1939)
Processo produzido no âmbito da Repartição de Estudos de Edifícios da Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, composto de pareceres e informações relativos ao projeto do Mercado do Peixe de Figueiró dos Vinhos.
Identificación
Análisis
Em Abril de 1938, o Diretor Geral da DGEMN enviou ao Conselho Central do Ministério das Obras Públicas e Comunicações o projeto e o orçamento para a construção do Mercado de Peixe em Figueiró dos Vinhos, obra situada nas imediações de um Monumento Nacional, a Igreja Matriz da vila, em cujo altar encontra-se uma tela de grandes dimensões do pintor José Malhôa. De acordo com o parecer emitido por este Conselho em 7 de Maio de 1938, " o projeto se harmoniza com a Igreja Matriz (...) em sentido estritamente da ordem prática, por não me parecer que o aspecto exterior do mercado, conforme está projetado, se possa harmonizar de modo algum com o da Igreja. Mas entendo que o mercado se coaduna com a matriz, pela maneira como se conforma em planta à configuração do adro sob o qual seria construído".
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Mercado de Figueiró dos Vinhos (1938-1939). Accedido en 21/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/expedientes/47662/mercado-de-figueiro-dos-vinhos-1938-1939