Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Construção de Residências para Estudantes do Liceu de Castelo Branco. Mobiliário e Equipamento

Capa de cartão laranja com várias etiquetas: no topo “FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN / SERVIÇO DE PROJECTOS E OBRAS” e “6.º EXEMPLAR”, e na base “EMPREITADA N.º 5 – MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTO”. Contém documentação textual e gráfica.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Tipo de Expediente
Projeto de MobiliárioTipo de Expediente
Designación del Expediente
Construção de Residências para Estudantes do Liceu de Castelo Branco. Mobiliário e Equipamento
Años Inicio-Final
S.d.
Ubicación Referida
Otras Signaturas
PT DGEMN REE-0315/03

Análisis

Proyecto de Arquitectura (Autoría)
Jorge Sotto-Mayor d'Almeida Arquiteto SPO/FCGPersona
Manuel Roquette de Mello Campello Arquiteto SPO/FCGPersona
Financiamiento
Síntesis de Lectura

S.d.: Memória descritiva e justificativa do projeto de mobiliário e equipamento para a Residência para Estudantes do Liceu de Castelo Branco, assinada pelos arquitetos Jorge Fernando Sotto-Mayor d’Almeida e Manuel Roquette de Mello Campello e pelo diretor do Serviço de Projetos e Obras, Luís de Guimarães Lobato. Procurou-se, “dentro de um espírito da máxima economia (…) criar (…) um ambiente homogéneo de nível correspondente à finalidade social, educativa e formativa dos estudantes, para os quais se destina estas residências”. Importa garantir a promoção social e a formação dos estudantes de fracos recursos económicos, provenientes de aglomerados na zona de influência dos liceus. Este projeto inclui utensílios e aparelhos domésticos para equipar a residência. Sendo essencial realizar as obras de construção, instalações e enquadramento paisagístico, admite-se que o subsídio concedido poderá não cobrir o mobiliário. Nesta fase, prevê-se a conclusão com obras de carpintaria de acabamentos e fornecimento de elementos como coxins. Os concorrentes devem apresentar propostas com variantes. Também se atenta na questão dos equipamentos eletrodomésticos; são elencadas as necessidades.

“A residência destina-se alojar cerca de 70 pessoas, sendo 65 estudantes pensionistas, 3 professores residentes, e as famílias do director da Residência e do guarda permanente, as quais se admite que possam ser constituídas por 4 pessoas cada.” Inclui serviço de preparação das refeições e de tratamento de roupas. Importa seguir soluções económicas para realizar o empreendimento e a manutenção.

Incluem se peças desenhadas, com plantas de distribuição do mobiliário e cortes.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Construção de Residências para Estudantes do Liceu de Castelo Branco. Mobiliário e Equipamento. Accedido en 24/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/expedientes/49497/construcao-de-residencias-para-estudantes-do-liceu-de-castelo-branco-mobiliario-e-equipamento

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).