Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Casas do Fundo de Fomento na Av. Humberto Delgado

Dossier cinza contendo três pastas de cartão castanho com documentação textual e gráfica relativa à ampliação do grupo de Casas de Renda Económica de Castelo Branco promovidas pela Federação de Caixas de Previdência.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Tipo de Expediente
CorrespondenciaTipo de Expediente
Proyecto de ArquitecturaTipo de Expediente
Designación del Expediente
Casas do Fundo de Fomento na Av. Humberto Delgado
Años Inicio-Final
1965-1969
Ubicación Referida
Otras Signaturas
Dossier 1965 / Caixa Previdência – Casas do Fundo de Fomento. Ava. Humberto Delgado

Análisis

Primera Fecha Registrada Expediente
1965.06.25
Última Fecha Registrada Expediente
1969.12.15
Proyecto de Arquitectura (Autoría)
Intervención / Apreciación
Câmara Municipal de Castelo Branco Rep. Técnica 1965Organización
Síntesis de Lectura

1965.06.25: Memória Descritiva e Justificativa da ampliação do grupo de Casas de Renda Económica de Castelo Branco, assinada pelo arquiteto Nuno Teotónio Pereira. Pretende-se construir mais um piso nos edifícios na Av. Marechal Carmona, visto que à data da sua construção a Câmara Municipal não autorizava que tivessem mais de 3 pisos. Com a alteração de critério, a Federação de Caixas de Previdência (FCP) decidiu subir um piso para melhor aproveitar o terreno. A solução foi ditada pelos limites de custo fixados e “limita-se a introduzir algumas melhorias na planta existente e a marcar com evidência no exterior a nova construção, aproveitando a cimalha para uma varanda corrida – elemento aliás tradicional na arquitectura da cidade”. Aumenta-se a zona de serviço (cozinha e zona de lavagem) e criam-se recessos na sala para a zona exterior ser menos profunda. Deixam-se esconsos da cobertura em tosco, para aproveitamento para arrecadações. O documento está acompanhado de peças desenhadas (plantas, alçados, cortes).

1965.09.22: O engenheiro Rafael dos Santos Costa, vice-presidente das Habitações Económicas-Federação de Caixas de Previdência, envia ao presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco (CMCB) o projeto de ampliação, uma obra para pôr a concurso.

1965.09.28: Informação da Repartição de Obras – Secção de Arquitetura da CMCB sobre a ampliação de casas de renda económica da Federação de Caixas de Previdência – 1.º grupo. A pretensão enquadra-se no número de pisos previsto na revisão do anteplano de urbanização da cidade, e a compartimentação está elaborada de acordo com o Regulamento Geral das Edificações Urbanas (RGEU). Em termos estéticos, considera-se que “a modificação apresentada é tendente a valorizar o existente”. Deve ser enviado um esquema de cores.

1965.09.29: Informação da Repartição Técnica da CMCB, com parecer favorável quanto ao pedido de licença requerido para a ampliação das casas de renda económica do 1.º grupo.

1969.12.15: 9.º auto de medição dos trabalhos de ampliação e beneficiação, no valor de 378.318$60.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Casas do Fundo de Fomento na Av. Humberto Delgado. Accedido en 22/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/expedientes/50190/casas-do-fundo-de-fomento-na-av-humberto-delgado

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).