Anteplano de urbanização de Barcelos
Correspondência relativa à necessidade de construção de um novo quartel para a GNR de Barcelos.
Identificación
Análisis
1953.01.31 - Ofício do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos (CMB), endereçado ao Diretor-Geral dos Serviços de Urbanização (DGSU). Informa-se que a secção da Guarda Nacional Republicana (GNR) do concelho se encontra instalada num edifício propriedade da Igreja, “até há pouco tempo na posse do Estado, e que este, à semelhança do que há muito vem a fazendo, de novo restituiu à Igreja”. O Arcebispo de Braga solicitou que a CMB deixe o edifício, já que a Igreja precisa dele para residência paroquial e serviços de catequese. Para o poder fazer, a CMB solicita comparticipação do Estado para a construção de um quartel próprio para a GNR.
1953.02.02 - O diretor dos Serviços de Melhoramentos Urbanos (DGSU/DSMU), J. P. Nazareth de Oliveira, solicita ao engenheiro Delegado das Obras de Edifícios das Cadeias, das Guarda Republicana e Fiscal e das Alfandegas (DOECGRFA) que informe sobre o programa a que deve obedecer um novo edifício e o seu custo aproximado.
1953.02.12 - O 2.º Comandante-Geral da GNR, Fernando Dinis de Ayala, remete ao engenheiro delegado o programa solicitado. Este inclui vestíbulo de atendimento ao público, moradia para o oficial comandante, moradia para o comandante do posto, secretaria, gabinete para o comandante, caserna para duas praças, instalações sanitárias, sala para aulas, prisão, arrecadação para materiais, cozinha e refeitório, garagem para três viaturas, parada.
1953.03.06 - O engenheiro delegado, Ruy Mário Oliveira Pedreira d'Almeida, remete o programa à DSMU.
1965.03.29 - O engenheiro diretor delegado da DOECGRFA informa o Chefe do Estado Maior do Comando Geral da Guarda Nacional Republicana de que o anteplano de urbanização de Barcelos não prevê a substituição do quartel.
1965.06.29 - O Chefe do Estado Maior, Ângelo Ferrari, responde, indicando que a localização atual do aquartelamento satisfaz, embora não totalmente por não ter sido construído para esse fim. Informa-se que a CMB está a estudar o assunto.
Para citar este trabajo:
Catarina Ruivo para Arquitectura Aqui (2025) Anteplano de urbanização de Barcelos. Accedido en 03/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/expedientes/62909/anteplano-de-urbanizacao-de-barcelos