Dispensário Antituberculoso de Peniche
Pasta de cartão da Direção dos Edifícios de Lisboa (Direção dos Edifícios e Monumentos Nacionais), contendo documentação textual e gráfica referente à construção do Dispensário Antituberculoso de Peniche. Na capa, possui inscrições manuscritas relativas a valores dos trabalhos, no total de 251.195$00.
Identificación
Análisis
1953.03.31: Memória descritiva do projeto do dispensário a construir em Peniche, assinado pelo arquiteto Alberto Pereira da Cruz. Trata-se de um edifício de piso único para instalar o dispensário, que ocupará a maior parte, e o centro de BCG. As dependências distribuem-se em torno de uma ampla sala de espera: há secretaria para registo, instalações sanitárias, vestiários, laboratório para análises (acessível ao público), sala de tratamentos, gabinete de radioscopia, sala de pneumotórax, quarto de repouso, instalações sanitárias e vestiários para médicos e rouparia para batas e roupas; para o centro de BCG haverá uma sala de espera com acesso independente, um gabinete para administração das vacinas, bem como um compartimento para secretaria, arquivo e instalações sanitárias para público. Há peças desenhadas.
1953.03.31: Memória descritiva da instalação elétrica, assinada pelo agente técnico de engenharia e chefe dos trabalhos José de Oliveira, e pelo engenheiro chefe da 1.ª secção da Repartição de Eletrotecnia e Mecânica, Fernando Adelino Torroais Valente.
1953.05.11: Auto de abertura de propostas para execução da empreitada das obras de construção do dispensário. Foram recebidas 8 propostas.
Para citar este trabajo:
Ana Mehnert Pascoal para Arquitectura Aqui (2025) Dispensário Antituberculoso de Peniche. Accedido en 05/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/expedientes/64917/dispensario-antituberculoso-de-peniche