Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Testemunho do Padre António Lourenço Fontes, Montalegre

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Título
Testemunho do Padre António Lourenço Fontes, Montalegre

Contenido

Registro de la Observación o Conversación

Pároco de Vilar de Perdizes desde 1971. Agradecemos a sua gentileza em nos receber em sua casa, em Vilar de Perdizes. Conversa em agosto de 2023, com as investigadoras Ivonne Herrera Pineda e Catarina Ruivo.

Homem culto, com interesse em várias ramas do conhecimento, muito ativo na vida social e comunitária da região. Tem promovido diversos projetos sociocomunitários em Vilar de Perdizes, como o teatro comunitário, um jornal local, ou um congresso de Medicina popular, que é muito conhecido na região e também tem alcance internacional, e que já está na sua 37ª edição.

Centro Social

Este edifício foi promovido pelo Padre António Lourenço Fontes, porque antes não havia um lugar onde as pessoas se reunissem para realizar projetos coletivos e se relacionarem.

Tem sala de convívio e um lugar habilitado para posto medico.

No centro social, eles têm teatro. Ao longo dos anos tem feito muitas peças de teatro.

No centro social estava o posto medico.  Posto medico fechou em 2020.

Escola

No campo de futebol antes havia uma escola pré-fabricada, onde era a telescola. Mas “essa escola fechou e ficamos sem escola”. Havia cerca de 25 alunos de 5º e 6º classe. A escola pertencia ao Ministério de Educação.

Agora há poucas crianças e o problema do despovoamento é algo importante em Vilar de Perdizes.

Outras questões

Vemos um lavadouro antigo, onde as mulheres lavavam as roupas, e também era um ponto de encontro social para elas.

Ele nos mostra um forno comunitário. A produção de pão era muito importante em Vilar de Perdizes. Produziam pão para toda a aldeia e também para as aldeias próximas, onde iam vender pão em burro.

A produção agrícola em Vilar de Perdizes era de batata e centeio.

Muitas pessoas migraram para o estrangeiro (Espanha, França, Brasil, EEUU, Canadá). [De facto, ao chegarmos à Vilar de Perdizes, falamos com uma senhora idosa que confunde palavras em francês, provavelmente tenha voltado para o seu país de origem].

Em Vilar de Perdizes e nesta zona havia contrabando “dia e noite”. [Vilar de Perdizes encontra-se na fronteira com a Galícia].

Nos convida a visitar um miradouro de onde se avista toda a aldeia. Lá vemos o "Baloiço das Bruxas”, que de alguma maneira relembra o passado e conecta com uma memória coletiva muito viva que tenta recuperar e conservar tradições e património cultural, nomeadamente, a medicina popular.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Testemunho do Padre António Lourenço Fontes, Montalegre. Accedido en 31/10/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/notas-de-observacion-o-conversacion/18793/testemunho-do-padre-antonio-lourenco-fontes-montalegre

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).