Nota de Visita à Casa do Povo de Côja (25 abr. 2023, IHP)
Identificación
Contenido
A investigadora Ivonne Herrera Pineda junto com o investigador Diego Inglez de Souza assistimos a dois eventos da comemoração do 25 de abril em Côja. Nomeadamente fomos a uma homenagem a Fernando Valle -médico e figura política de grande renome entre a população- na sede do editorial Moura Pinto, e depois a um concerto na Casa do Povo de Côja.
A homenagem a Fernando Valle, na sede do editorial Moura Pinto, foi um encontro social com um ambiente de proximidade e celebração. Nesta homenagem estava presente o filho de Fernando Valle. Cada participante recebeu um cravo, como elemento simbólico do 25 de abril, e quase todas as pessoas já tinham um antes de chegar a este lugar. Conversamos com um homem na entrada e diz-nos que Fernando Valle tinha falecido aos 94 anos e que "o Dr. Valle foi um homem muito importante para a democracia em Portugal".
Depois desta homenagem, dirigimo-nos para a Casa do Povo, onde haverá um concerto. Encontramos algumas pessoas no caminho, que também vão ao concerto. O ambiente é muito familiar e vamos todos juntos. A homenagem e o concerto parecem criar uma memória coletiva de um acontecimento nacional de uma forma tão próxima, que parece uma celebração local ou até familiar.
A Casa do Povo fica barulhenta quando subimos juntos as escadas. É um grupo grande, muitos deles se conhecem e falam animadamente.
Subimos para o segundo andar, já que o primeiro está lotado, para encontrar lugares acima do teatro. As escadas têm azulejos decorativos nas paredes e as janelas possuem caixilhos de madeira. O teatro é de tamanho médio, a estética do lugar remete ao passado. O interior do teatro apresenta alguns danos, tais como humidade visível no lado esquerdo do palco.
Na plateia, cerca de 40 pessoas, com idades compreendidas entre os 8 e os 70 anos. Antes de começar o evento, o público parece estar alegre e envolvido em conversas e cumprimentos.
As pessoas do publico parecem ser maioritariamente familiares dos músicos (há menores e também adultos). Há um grupo musical composto por crianças e jovens. Algumas crianças usam cravos vermelhos ou algum elemento distintivo vermelho, como um laço. As cantoras e instrumentistas usam um cravo ou uma fita vermelha no cabelo. Os homens adultos usam gravatas vermelhas, um laço ou um cravo no bolso.
Recursos
A recolha e incorporação de experiências comunitárias foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base em uma visita à Casa do Povo de Coja no 25 de abril de 2023.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Nota de Visita à Casa do Povo de Côja (25 abr. 2023, IHP). Accedido en 21/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/notas-de-observacion-o-conversacion/35822/nota-de-visita-a-casa-do-povo-de-coja-25-abr-2023-ihp