Testemunhos no encontro “Memórias das Nossas Escolas”, Covilhã
Identificación
Contenido
Atividade intitulada “Memórias das Nossas Escolas” realizada na Biblioteca Municipal de Covilhã, como parte das Jornadas Europeias do Património em setembro de 2023. Atividade organizada em parceria com o Arquivo Municipal de Covilhã e a Biblioteca Municipal de Covilhã.
Este evento foi possível graças à colaboração entre a Biblioteca Municipal de Covilhã, o Arquivo Municipal de Covilhã e a iniciativa Arquitectura Aqui. Agradecemos a colaboração dos professores e alunos da Escola Secundária Campos Melo da Covilhã.
A atividade procurou promover um exercício sobre a valorização do espaço escolar identificando as localizações das escolas no GoogleMaps, atividade facilitada pelos investigadores Ivonne Herrera Pineda e Diego Inglez de Souza. Numa segunda atividade se convidou aos alunos fazer um registo gráfico dessa escola ou um texto sobre a vivência dessa escola. Agradecemos ao Luís Miguel Moreira Pinto, Pedro Seixo, e Ruben Matos pelo seu apoio durante a oficina participativa.
Algumas destas escolas já não existem, ou alguns destes edifícios estão a transformar-se. Foram identificadas várias escolas, o que demonstra a grande diversidade de origens dos estudantes da Escola Secundária Campos Melo da Covilhã:
Duas alunas estudaram na escola básica do Tortosendo.
Um aluno estudou na EB1 Aldeia Sanfins Santa Maria da Feira.
Uma aluna estudou na escola de Penedos Altos, em Covilhã.
Duas alunas estudaram na escola primária do Refúgio.
Duas alunas e um aluno estudaram na Escola Básica de Santo Antônio, na Covilhã.
Um aluno estudou na Escola Básica do Avenal, em Caldas da Rainha.
Uma aluna estudou na escola de Pernambuco.
Dois alunos estudaram na escola de São Marcos.
Uma aluna estudou na EB1 Prado de Vila Real.
Um aluno estudou na Escola Básica de Delães, em Vila Nova de Famalicão
Uma aluna estudou na Escola Básica de Casalmarinho, em Oliveira de Azeméis.
Um aluno estudou na Escola Primária Alagoas Peso da Régua
Um aluno estudou no Colégio Nossa Senhora da Assunção, em Anadia.
Uma aluna estudou na Escola Básica de Várzea, no Porto.
Uma aluna estudou na EB1 de Paredes, no Porto. Havia escola e jardim de infância, e apenas partilhavam a cantina, que era num contentor. Atualmente, está a ser restaurada, para se tornar um lar de idosos.
Uma aluna estudou no Orfeão da Covilhã/Conservatório de Música, onde há aulas de música e também escola pré-escolar e do 1º e 2º ciclo do ensino básico. A antiga sede do Orfeão da Covilhã agora é o Condomínio das Associações II, que acolhe atualmente a Cruz Vermelha, os Guardiões da Serra da Estrela e várias associações.
Quatro alunos estudaram na escola primária do Teixoso. Um professor diz que nos tempos em que ele ia à escola, já não estava em funcionamento a escola de Atalaia. Então ele também foi para a escola principal da freguesia de Teixoso.
Há vários estudantes internacionais: de Brasil, Cuba, Equador, China, Biolorrússia). Algumas das escolas que identificaram: uma aluna estudou na Escuela Guerrillero Heroico em Cuba; uma aluna estudou na Escola Municipal Rosa Palma Planas em Maringá, Paraná-Brasil; um aluno estudou na Sregnjaja shkola, n5, em Mogilev, em Biolorrússia; uma aluna estudou no Colégio UNASP - Engenheiro Coelho, em Brasil.
Uma aluna estudou na Escola Básica de Peraboa. A aluna lembra-se de que a sua tia estudou lá e dizia que na sua época ainda havia a telescola. Alguns alunos dizem, com humor, também ter tido experiência da “telescola” durante a pandemia.
A recolha e incorporação dos testemunhos orais foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base num encontro público e coletivo (2023).
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Testemunhos no encontro “Memórias das Nossas Escolas”, Covilhã. Accedido en 31/10/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/notas-de-observacion-o-conversacion/35868/testemunhos-no-encontro-memorias-das-nossas-escolas-covilha