Conversa anónima-04, Abrantes
Identificación
Contenido
Conversa informal com uma moradora deste conjunto residencial em Abrantes. Seguem-se algumas informações:
Casas de Pedreiros
O conjunto residencial foi construído com a colaboração da Câmara Municipal de Abrantes e do Instituto de Formação Profissional (IFP), e foi destinado inicialmente para funcionários da Câmara, que posteriormente tiveram a oportunidade de comprá-los. Os edifícios foram construídos por alunos de cursos de construção (pedreiros) do IFP, com a Câmara municipal fornecendo o terreno e possivelmente os materiais. Esta colaboração surgiu em resposta à necessidade de formação em ofícios de construção.
De acordo com seu testemunho, essas casas, construídas há aproximadamente 40 anos, foram adaptadas e mantidas pelos seus residentes ao longo do tempo. Acha que as casas são habitações modestas mas funcionais, consistindo em dois andares com diferentes configurações de espaço, como sótãos e espaços externos como jardins na parte posterior e um pátio pequeno na parte anterior.
Os proprietários dessas casas realizaram algumas modificações ao longo dos anos, como alterações em janelas e pisos ou fechamento de varandas para melhorar a funcionalidade e o conforto térmico. Essas modificações, por exemplo, foram impulsionadas por necessidades pessoais, como a instalação de uma marquise para melhorar a insolação térmica após um problema de saúde.
Por último, destaca uma forte ligação com estas casas e a sua satisfação com a vida no conjunto residencial.
A recolha e incorporação do testemunho oral foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base numa conversa informal mantida em outubro de 2024.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Conversa anónima-04, Abrantes. Accedido en 18/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/notas-de-observacion-o-conversacion/54422/conversa-anonima-04-abrantes