Conversa anónima-02 Chafé, Viana do Castelo
Identificación
Contenido
Conversa grupal com vários moradores de Chafé no café São Sebastião. Conversa mantida com as investigadoras Ivonne Herrera Pineda e Catarina Ruivo. Agradecemos a vossa amabilidade em conversar connosco. Seguem-se algumas informações desta conversa.
Centro paroquial
De acordo com os seus testemunhos, o centro paroquial, chamado também salão paroquial, data do “fim dos 70, início de 80”. O salão é identificado como um espaço de múltiplas atividades, como ginástica, teatro ou o rancho folclórico. Estes moradores comentam que não participam ativamente nas atividades do centro. No entanto, mencionam que o centro paroquial, em tempos, abrigava um posto médico, que posteriormente foi transferido para outra localização. Alguns deles ainda se lembram de indivíduos que ajudaram a financiar ou construir o centro paroquial. Um deles trabalhou no salão a fazer o palco há 40 anos atras.
Outras questões
Durante a conversa também se menciona a divisão da freguesia de Chafé, ocorrida em 1985 (pertenceu anteriormente à Anha). Comentam que o cemitério foi construído após a divisão da freguesia com apoio da população de Chafé.
Um deles comenta que trabalhou na pesca do bacalhau e emigrou para o Canadá, onde viveu durante anos.
Por ultimo, também mencionam a importância das festas locais, especialmente as celebrações de São Sebastião em janeiro.
A recolha e incorporação do testemunho oral foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base numa conversa mantida em novembro de 2024.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2025) Conversa anónima-02 Chafé, Viana do Castelo. Accedido en 22/02/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/notas-de-observacion-o-conversacion/56623/conversa-anonima-02-chafe-viana-do-castelo