Conversa anónima-09, Viana do Castelo
Identificación
Contenido
Conversa anónima com as investigadoras Ivonne Herrera Pineda e Catarina Ruivo em Viana do Castelo. Agradecemos sinceramente a sua generosidade em falar connosco. Seguem-se algumas informações partilhadas nesta conversa.
Bairro de Casas para Pescadores de Viana do Castelo
Esta moradora é de média idade e cresceu neste bairro desde pequena.
Conta que antes era um bairro exclusivamente de pescadores, com casas pequenas de dois quartos e sala.
Ao longo dos últimos anos os antigos residentes se aposentaram, faleceram ou venderam as casas e chegaram novos residentes, especialmente estudantes. Antes se dava uma relação cotidiana de proximidade entre os moradores, mas isso foi perdendo-se ao longo do tempo.
As casas seguem uma tipologia de dois quartos com quintal. Segundo o seu testemunho, muitas famílias construíram uma “casa atrás” no quintal para aumentar o espaço.
As condições climáticas dentro das casas são de frio e humidade fortes por estar à beira do mar. Comenta que a manutenção é cara se não houver cuidados regulares, como acontece na sua casa, onde ela e a sua família têm vindo a introduzir melhorias ao longo do tempo.
Menciona que a comunidade do bairro fez a capela antiga, que foi construída por iniciativa dos moradores. Depois foi demolida e substituída por uma capela nova que foi construída pela Câmara e que não tem muito sucesso na vizinhança.
A recolha e incorporação do testemunho oral foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base numa conversa mantida em dezembro de 2024.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2025) Conversa anónima-09, Viana do Castelo. Accedido en 19/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/notas-de-observacion-o-conversacion/63021/conversa-anonima-09-viana-do-castelo