Agrupamento Escolar D. Sancho II, Alijó
O Externato Liceal de Alijó foi construído segundo projeto de arquitetura dos ARS Arquitectos, de 1951. Em 1974, este edifício foi integrado num projeto de remodelação e ampliação do parque escolar da Vila de Alijó. Num documento da Câmara Municipal de Alijó, de 22 de fevereiro do mesmo ano, referia-se que o edifício era património municipal. Prevendo-se o aumento da frequência e necessidade de ampliação futura, solicitava-se que o estado adquirisse o edifício existente, pelo valor estimado de 4.200.000$, e que subsidiasse na totalidade a compra do terreno pela Câmara, no valor de 1.500.000$. Simultaneamente, planeava-se a construção de um novo edifício para a Escola Preparatória de D. Sancho II que, em 1974, funcionava num edifício adaptado para o efeito, a cerca de 1,5km da vila de Alijó. Este novo edifício seria enquadrado num estudo de urbanização da Zona Escolar de Alijó, então em elaboração. Para a sua execução, a Câmara Municipal de Alijó solicitou à Direção Geral da Administração Escolar um subsídio de 1.500.000$ para aquisição de terrenos.
Análise
O edifício do antigo Externato Liceal de Alijó situa-se numa zona central da Vila de Alijó, perto do encontro entre os dois principais eixos do conjunto urbano: a Avenida Dr. Francisco de Sá Carneiro e a Avenida 25 de Abril. Se, aquando da sua construção em meados do século XX, se localizava numa área ainda pouco urbanizada, em 2023 encontrava-se rodeado de outros equipamentos, tais como o novo complexo escolar e o seu pavilhão polidesportivo, o Quartel dos Bombeiros Voluntários e o Mercado Municipal de Alijó, e ainda na proximidade da Câmara Municipal e do Tribunal.
É um edifício térreo, composto por duas alas organizadas, num ângulo agudo, a partir de um átrio central que se prolonga para o exterior. As salas de aula distribuíam-se nos dois lados da ala nascente-poente, que define a frente de rua, sendo a ala norte-sul ocupada por um salão de festas – com acesso direto a partir do átrio, secretaria, sala de professor e balneário. Para além do átrio central, o projeto identifica duas entradas, uma para meninas – na ala norte-sul, e uma para rapazes – na ala nascente-poente.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Documentação
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Agrupamento Escolar D. Sancho II, Alijó. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/16547/agrupamento-escolar-d-sancho-ii-alijo