Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Conjunto Habitacional na Praia de Faro

Em 1968, a Câmara Municipal de Faro (CMF) encarrega João Ramires Fernandes, arquiteto municipal, da elaboração do projeto de arquitetura para a construção de um pequeno aglomerado de seis moradias a construir na Praia de Faro, a sul da Avenida Nascente e próximo do final da zona urbanizada, destinada aos nadadores salvadores da praia, e respetivas famílias.

O conjunto das seis moradias foi adaptado do projeto tipo EHXXII - 3/3/68, ao qual o arquiteto acrescentou "na frente de cada casa um pátio parcialmente coberto por uma pérgola; (...) [e] nas traseiras uma pequena pérgola destina[da] a abrigar uma zona de serviço exterior". 

Geminadas e com as fachadas desalinhadas entre si, as seis casas térreas apresentam a típica cobertura plana em terraço à qual se acede por meio de uma escada que contorna o pátio fronteiro de cada habitação. Cada uma das casas é constituída por dois quartos, sala comum e cozinha aberta, instalação sanitária, arrecadação sob a escada e dois pequenos pátios. A construção deste conjunto habitacional foi orçamentado no valor aproximado de 286.500$00 esc.. A construção terá sido comparticipada pelo Estado, embora a documentação, até ao momento recolhida, seja inconclusiva. 

João Borges, morador na Praia de Faro há largos anos, conta-nos: 

Estas casas são muito próximas da minha e lembro-me muito bem da sua construção e utilização. Ficou conhecido como as casas dos banheiros mas efetivamente só a primeira da direita é que era utilizada pelos banheiros não como residência mas como apoio e até dispunha de um pequeno posto de enfermagem. Inclusivamente o primeiro lugar de estacionamento era destinado a uma ambulância que nos dias de mais movimentos estava lá sempre estacionada. 

As outras casas foram sempre habitação de empregados da câmara que trabalhavam na praia. Hoje duas delas ainda estão ocupadas por 2 funcionários da câmara, já reformados, uma terceira por um descendente, uma outra está desocupada (...) e as restantes duas foram entregues a duas famílias cujas habitações foram demolidas na zona da Barrinha.

Este conjunto, embora apresente algumas estruturas adossadas principalmente nas traseiras das casas que ampliam o seu espaço interior, mantém a composição original intacta o que permite uma leitura e apreciação fácil do conjunto. 

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
27.05.1969
Comunidade

Localização

Localização
Lugar
Praia de Faro
Morada
Avenida Nascente
Distrito Histórico (PT)
FaroDistrito Histórico (PT)
Contexto
CosteiroContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Utilização Inicial

Cronologia de Atividades

Atividades

Descrição Breve

Importância, Particularidades, Similaridades, Posição Relativa (Geografia e Cronologia)

Conjunto construído no extremo nascente do núcleo urbano da Praia de Faro, a sul do eixo viário, fachadas principais orientadas a norte e fachadas traseiras voltadas para o mar, a sul. 

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

Conjunto de edifícios térreos destinado a habitação de famílias dos nadadores salvadores da Praia de Faro. Cobertura plana em terraço para aproveitamento do espaço. Introdução de pequenos alpendres em pérgolas nas fachadas, principal e tardoz, tendo em atenção a localização marítima do conjunto. 

Materiais e Tecnologias

Estrutura
Pilares em tijolo furadoMateriais Construção
Escadas de betão armadoMateriais Construção
Betão ciclópicoMateriais Construção
Construção
Paredes de tijolo furadoMateriais Construção

A informação constante desta página foi redigida por Tânia Rodrigues, em julho de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas e a partir do contributo do sr. João Borges, morador na Praia de Faro.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Conjunto Habitacional na Praia de Faro. Acedido em 16/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/18423/conjunto-habitacional-na-praia-de-faro

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).