Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Conjunto Habitacional na Praia de Faro

Em 1968, a Câmara Municipal de Faro (CMF) encarrega João Ramires Fernandes, arquiteto municipal, da elaboração do projeto de arquitetura para a construção de um pequeno aglomerado de seis moradias a construir na Praia de Faro, a sul da Avenida Nascente e próximo do final da zona urbanizada, destinada aos nadadores salvadores da praia, e respetivas famílias.

O conjunto das seis moradias foi adaptado do projeto tipo EHXXII - 3/3/68, ao qual o arquiteto acrescentou "na frente de cada casa um pátio parcialmente coberto por uma pérgola; (...) [e] nas traseiras uma pequena pérgola destina[da] a abrigar uma zona de serviço exterior". 

Geminadas e com as fachadas desalinhadas entre si, as seis casas térreas apresentam a típica cobertura plana em terraço à qual se acede por meio de uma escada que contorna o pátio fronteiro de cada habitação. Cada uma das casas é constituída por dois quartos, sala comum e cozinha aberta, instalação sanitária, arrecadação sob a escada e dois pequenos pátios. A construção deste conjunto habitacional foi orçamentado no valor aproximado de 286.500$00 esc.. A construção terá sido comparticipada pelo Estado, embora a documentação, até ao momento recolhida, seja inconclusiva. 

João Borges, morador na Praia de Faro há largos anos, conta-nos: 

Estas casas são muito próximas da minha e lembro-me muito bem da sua construção e utilização. Ficou conhecido como as casas dos banheiros mas efetivamente só a primeira da direita é que era utilizada pelos banheiros não como residência mas como apoio e até dispunha de um pequeno posto de enfermagem. Inclusivamente o primeiro lugar de estacionamento era destinado a uma ambulância que nos dias de mais movimentos estava lá sempre estacionada. 

As outras casas foram sempre habitação de empregados da câmara que trabalhavam na praia. Hoje duas delas ainda estão ocupadas por 2 funcionários da câmara, já reformados, uma terceira por um descendente, uma outra está desocupada (...) e as restantes duas foram entregues a duas famílias cujas habitações foram demolidas na zona da Barrinha.

Este conjunto, embora apresente algumas estruturas adossadas principalmente nas traseiras das casas que ampliam o seu espaço interior, mantém a composição original intacta o que permite uma leitura e apreciação fácil do conjunto. 

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
27.05.1969
Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

Conjunto construído no extremo nascente do núcleo urbano da Praia de Faro, a sul do eixo viário, fachadas principais orientadas a norte e fachadas traseiras voltadas para o mar, a sul. 

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

Conjunto de edifícios térreos destinado a habitação de famílias dos nadadores salvadores da Praia de Faro. Cobertura plana em terraço para aproveitamento do espaço. Introdução de pequenos alpendres em pérgolas nas fachadas, principal e tardoz, tendo em atenção a localização marítima do conjunto. 

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Location
Hamlet
Praia de Faro
Address
Avenida Nascente
Former Distrito (PT)
FaroFormer Distrito (PT)
Context
CosteiroContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

Materials & Technologies

Structure
Pilares em tijolo furadoBuilding Materials
Escadas de betão armadoBuilding Materials
Betão ciclópicoBuilding Materials
Construction
Paredes de tijolo furadoBuilding Materials

A informação constante desta página foi redigida por Tânia Rodrigues, em julho de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas e a partir do contributo do sr. João Borges, morador na Praia de Faro.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Conjunto Habitacional na Praia de Faro. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/18423/conjunto-habitacional-na-praia-de-faro

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).