Equipamento de
Utilização Coletiva em
Portugal e Espanha 1939-1985

Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício na Rua do Centro de Saúde, AljezurCentro de Assistência Social Polivalente (CASP), Aljezur

O processo que levou à construção do Edifício na Rua do Centro de Saúde, iniciou-se em 1955 numa iniciativa conjunta entre a Santa Casa da Misericórdia de Aljezur (SCMA) e da Direção Geral da Assistência (DGA).

A monda do arroz, no baixo Alentejo litoral, levava muitos adultos a abandonarem a povoação e as suas famílias em busca de trabalho sazonal, deixando as crianças ao cuidado de “mercenárias que as aloja[vam] em péssimas condições de higiene, conforto e promiscuidade a troco duma gratificação que oscila por 200 a 250$00 por temporada”. Esta situação levou a DGA a estudar a possibilidade de implantação de um equipamento naquela vila que, não só acolhesse as mencionadas crianças, como também um “Centro Materno-Infantil com consultas pré-natais (e assistência domiciliária no parto) e consultas de puericultura e Pediatria” – um Centro de Apoio Social Polivalente (ou CASP).

O Arquiteto Manuel Gomes da Costa, regressado ao Algarve apenas dois anos antes, foi solicitado para estudar o partido arquitetónico desta empreitada. O anteprojeto mereceu pareceres positivos logo em 1955, no entanto, o projeto final só foi aprovado em abril de 1956, sendo a comparticipação apenas incluída no Plano de 1958.

A obra foi adjudicada em 1958 ao construtor civil José Gonçalves Vieira por 565.000$00, valor superior ao previsto, mas aceite por despacho ministerial dada a demonstrada falta que o Centro fazia à população. A obra iniciou-se a 20 de dezembro de 1958 e foi concluída em novembro de 1962. Durante este período de quase 4 anos o orçamento derrapou consideravelmente, acabando a obra por custar mais de 700.000$00. O Auto de Receção provisória foi lavrado a 15 de fevereiro de 1963, na presença de representantes da DUF e da SCMA.

Em 1962 foi levantada a questão do apetrechamento do centro (mobiliário e equipamento), prontamente resolvida internamente pela própria DGSU, com projeto de Manuel Ferrão de Oliveira. A execução do apetrechamento foi adjudicada à Fábrica de Móveis Magol, de Sampaio e Silvas Lda. em setembro de 1963 pelo valor de 239.650$00, ficando concluída e instalada no centro em maio de 1964, data do Auto de Receção do mobiliário.

Tanto quanto é possível identificar na documentação obtida, em 1966 foi autorizada a inauguração do equipamento, no entanto, não nos foi possível identificar se esse evento terá ou não acontecido.

Em março de 1974, um relatório do Instituto de Assistência à Família dava conta de já não se mostrar necessário o serviço de infantário na comunidade, propondo que as instalações fossem destinadas a Centro de Saúde e, sobrando espaço no edifício, a instalar a Casa do Povo.

 Em junho 1975, foi feita uma visita ao Centro por representantes da Direção Geral das Construções Hospitalares, Direção Distrital de Saúde de Faro, Gabinete de Planeamento do Algarve e Casa do Povo de Aljezur do Gabinete de Planeamento do Algarve, com a intenção de dar um destino ao edifício “construído há cerca de 14 anos e que nunca entrou em funcionamento”.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
1964

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Localização
Lugar
Aljezur
Morada
Rua do Centro de Saúde
Distrito Histórico (PT)
FaroDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
Devoluto TotalEstado da Obra
Ruína ParcialEstado da Obra
Outras Utilizações

Fórum

Notas

Observações

O projeto de mobiliário primitivo para o Centro de Assistência Social Polivalente de Aljezur, datado de 1962, foi da autoria do Arq. Manuel Carlos Ferrão de Oliveira, cf. Edite Borges, Movimento Moderno no Algarve do século XX: Centros de Assistência Social Polivalente (Universidade de Évora, 2020).

A informação constante desta página foi compilada e redigida por Tânia Rodrigues, em maio de 2022, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Tânia Rodrigues para Arquitectura Aqui (2025) Edifício na Rua do Centro de Saúde, Aljezur. Acedido em 05/11/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/19620/edificio-na-rua-do-centro-de-saude-aljezur

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).