Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Casa dos Magistrados, Alijó

O edifício da antiga Casa dos Magistrados, que ainda hoje existe na Rua Comendador José Rufino, foi construída por iniciativa da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Alijó, em 1937. Destinava-se a albergar magistrados judiciais e foi construída com financiamento próprio da Câmara e comparticipação do Fundo de Desemprego. A construção do edifício foi finalizada em 1941, com um custo total de 159.459$35.

Em 1962, a Câmara Municipal de Alijó propôs a realização de trabalhos de reparação e conservação do edifício, assim como de construção de duas garagens no fundo dos logradouros. Na memória descritiva deste projeto referia-se que o estado de conservação da Casa dos Magistrados era muito precário e que era também necessário corrigir “alguns defeitos de construção, nomeadamente a falta de protecção contra a humidade, que tanto dificulta a conservação do prédio e tão grande prejuízos causa no seu recheio”. Referia-se ainda que a “ausência de acabamentos satisfatórios em algumas dependências […] impossibilita quase inteiramente a sua utilização”. O projeto de reparação, conservação e construção de garagens tinha o orçamento estimado de 148.600$. Os trabalhos foram concluídos em 1964.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
1941
Comunidade

Localização

Localização
Morada
Rua Comendador José Rufino, Alijó
Distrito Histórico (PT)
Vila RealDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Devoluto TotalEstado da Obra
Utilização Inicial

Cronologia de Atividades

Atividades 2

Descrição Breve

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O edifício da Casa dos Magistrados junta duas moradias geminadas com rés-do-chão e primeiro piso. Localiza-se na Rua Comendador José Rufino, uma dos dois principais eixos de atravessamento da Vila, que a unem às estradas nacionais que lhe servem de principais acessos externos. Aqui, a Casa dos Magistrados situa-se em frente ao Tribunal Judicial, construído duas décadas depois, e nas proximidades de vários equipamentos públicos de Alijó, incluindo o edifício dos CTT, o Abrigo dos Pequenitos, a Biblioteca Municipal (antiga escola primária e cantina) e o Hospital da Santa Casa da Misericórdia.

O edifício, construído em alvenaria de pedra, com caixilharias de madeira e guardas de metal pintadas de verde, projeta-se como um elemento isolado no interior do lote. Não tendo planta simétrica, a sua fachada principal apresenta simetria para a rua de acesso, da qual se separa por pequenos quintais.

Documentação

Documentos

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Casa dos Magistrados, Alijó. Acedido em 18/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/1996/casa-dos-magistrados-alijo

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).